Treinamento e Desenvolvimento

Nas últimas décadas, as empresas perceberam que, ao investirem em Treinamento e Desenvolvimento (T&D), poderiam ter funcionários capacitados, para colocarem em prática o que aprenderam e darem retornos mais favoráveis aos negócios. Os funcionários se tornariam mais motivados, ampliariam competências técnicas e comportamentais, agregando conhecimentos em suas atividades diárias e repassariam aos colegas de trabalho as novas habilidades adquiridas, seriam como células multiplicadoras.

O T&D é uma ferramenta fundamental para que o funcionário aprimore os métodos de trabalho e produza com maior qualidade suas atividades na organização.

A Empresa que investe em seu funcionário estimula e motiva para o trabalho, sendo a consequência o crescimento da organização. Investir no conhecimento proporciona o senso de valorização e a retenção de talentos.

Para se adequar as necessidades exigidas pelo mercado de trabalho, as pessoas estão investindo em T&D. Elevando sua qualificação e seus conhecimentos o funcionário tem maior oportunidade de reconhecimento na organização.

Em uma pesquisa realizada por alunos das Faculdades SPEI, em Curitiba e região Metropolitana, verificaram que 93% dos respondentes acreditam que empresas que investem em treinamento e desenvolvimento, oferecem mais oportunidade de crescimento para seus funcionários.

De acordo com a pesquisa, 69% dos informantes fizeram treinamento, no ano de 2011, sendo que destes 28% fizeram 1 treinamento e 41% realizaram 2 ou mais. Percebe-se que o investimento no treinamento é custeado pelo funcionário ou oferecido pela empresa.

Considerando os diversos seguimentos, no setor industrial teve um percentual de 75% de seus respondentes mencionando que fez treinamentos este ano, com uma diferença de 3% aparece o de serviços com 72%. Enquanto o seguimento comercial obteve-se um resultado de 57% de investimento. Com freqüente crescimento dos seguimentos de serviços e da indústria, a necessidade de investir no desenvolvimento dos profissionais, qualificando-os com programas de T&D. Com os dados coletados na pesquisa observou-se que o desenvolvimento das habilidades que o profissional adquiri nos treinamentos, maiores serão as oportunidades de crescimento dentro das empresas. Com isso, estimula e motiva o colaborador ao seu crescimento profissional, e consequentemente a empresa terá um retorno lucrativo e satisfatório.

Data de Publicação: 21/11/2011