Diagnóstico Empresarial

Como fazer para que seu negócio tenha mais lucro?

O início da resposta vem através da identificação de onde está o problema.

Do ponto de vista comercial é preciso analisar se você está fazendo a propaganda adequada ao seu cliente (público-alvo), comunicando a ele quais as vantagens de fazer negócios com a sua empresa, demonstrando seus diferenciais.

Comercialmente cabe também uma análise dos vendedores (seja uma pessoa, seja você mesmo ou uma equipe), se estão preparados e ativos na busca de clientes, trabalhando o valor de seus produtos e serviços, ou se estão negociando somente preços, com dificuldades de argumentos de vendas diante da concorrência que está muito acirrada no seu segmento.

Bem, se existe uma dificuldade em relação ao preço de venda com a concorrência, cabe analisar os custos de seus produtos e/ou serviços. Verificar se estes estão alinhados com a realidade do mercado e se a maneira como você está formando o preço de venda está levando em conta todos os itens que interferem no preço final de seus produtos ou serviços, avaliando se a margem de lucro está sendo preservada no momento da venda, tanto pela política de descontos quanto na política de recebimentos parcelados e na inadimplência.

Outra análise a ser feita é saber se financeiramente a empresa está sob controle, ou seja, independentemente de qual for a situação atual, você tem nas mãos os números e relatórios referentes às contas que devem ser pagas todo mês, as vendas e os recebimentos mensais, os impostos, despesas financeiras como juros e taxas, enfim, existe efetivamente uma gestão financeira do seu negócio?

Mais um aspecto a ser analisado é se a produção ou a prestação dos serviços da sua empresa estão adequadas, tanto em termos de processos quanto em termos de qualidade diante do mercado, ou seja, uma avaliação da produtividade, tanto no gerenciamento dos processos quanto na gestão das pessoas envolvidas em todos os departamentos para que a empresa funcione de maneira eficiente.

E, finalmente, se a sua empresa dispõe de todos esses recursos e informações, e mesmo assim você não está identificando os problemas, talvez seja recomendado fazer uma análise do seu desempenho como empreendedor e investir no seu desenvolvimento como gestor.


Data de Publicação: 18/06/2012