EMPREENDEDORISMO CRIATIVO – GERALDO FERREIRA DE ARAUJO FILHO.

- Administrar não é lidar com coisas, técnicas, máquinas e números para o logro de um objetivo definido, mas lidar com coisas, técnicas, máquinas e números manejados por gente que sente, pensa, age e reage em seu esforço pra o atingir os objetivos.

- O empreendedorismo é uma qualidade específica de certos indivíduos inquietos. Em todas as esferas da vida. Por isto expande o conceito para abarcar o universo político. Se quisesse poderia ampliá-lo para o militar, o científico, o artístico.

- Saber montar uma equipe são os traços que diferencia o bom do mau empreendedor. Lee Iaccoca.

- A emoção é o veículo e a razão o caminho para a busca do conhecimento. Eduardo Gomes Ferreira de Araújo.

- Crescer não é a mesma coisa que evoluir. Crescer é ficar maior. Evoluir é ficar melhor.

- Conceito de moeda : A sua primeira função é servir como instrumento de troca. A outra intimamente ligada a primeira, é servir como medida de valor.

- A mente humana é muito mais fértil do que qualquer sistema de controle. Henrique Luz.

- A direção é mais importante que a velocidade. Clarice Lispector.

- Se você acha que deve existir uma melhor forma de se fazer alguma coisa, mãos a obra: descubra-o.

- Sistemas de governo priorizando a sucessão familiar, religiosos excessivamente dogmáticas e sectárias, além de poucos ou inexistentes investimentos em cultura e educação, parecem-nos ser os fatores que mais contribuíram para essa estagnação.

- Enquanto a Europa, no decurso da sua história, centrou-se no aprimoramento dos sistemas de governo, em estimular a educação, a cultura, as ciências, as artes e em incentivar as propostas individuais de reconhecido valor para o todo conjunto social, acontecia exatamente o inverso naquelas regiões que, outrora, se haviam encarregado de iniciar o processo de civilização da humanidade.

- estudo conhecimento, atitude, esforço, trabalho, persistência e ética são palavras mágicas que podem modificar ou até mesmo inverter, radicalmente, todo esse contexto.

- O ontem é história, o amanhã é incógnita e o hoje é uma divina dádiva. Por isso ele é chamado de presente. Adalberto Godoy.

- Há duas maneiras erradas de se viver a vida: Uma consiste em achar que não existem milagres. A outra é pela crença de que tudo é milagre. Albert Einstein.

- A verdadeira filosofia é aquela que auxilia a reaprende a ver o mundo. Merleau – Ponti.

- É importante mudar permanentemente. Mesmo que estejamos crescendo e ganhando o jogo. Masaaki Imai.

- A qualidade do seu trabalho tem tudo a ver com a qualidade da sua vida. Orison Swett Marden.

- Smith acreditava, como muitos filósofos da época, que a natureza é o melhor guia do homem.

- Quando as pessoas se ajudam às outras, na verdade estão buscando ajudarem-se a si mesmas. Porém, mesmo os mais gananciosos motivos individuais levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados para a coletividade.

- Excessivas intervenções e restrições do Estado sobre a economia, ou de forma muito planejadas, na verdade, acabem por atrapalhar o crescimento.

- Se um gerente falha ao estabelecer as prioridades ou comunica-se de forma errada, a organização – não só setorialmente, mas como um todo – perde-se energia. Gustavo Gomes de Matos.

- Somos o que repetidamente fazemos. Portanto, a excelência não é um acontecimento aleatório, mas um hábito. Aristóteles.

- A técnica e a tecnologia são muito importantes. Mas aumentar a confiança é que é a grande questão da atualidade. Tom Peters.
- As grandes histórias de sucesso foram criadas por pessoas que reconheceram um problema e o transformaram em uma oportunidade. Joseph Sugarman.

- Alfred Marshall, um dos fundadores da microeconomia e lumiar da moderna economia, Principles of Economics, 1920, dizia, com muita propriedade, que em algumas regiões as habilidades parecem estar no ar. E, hoje, constatamos que ele tinha razão: no vale do Silício, a informática; no norte da Itália, a moda e o design; em Hollyood, o cinema e em Paris, o perfume e a boa cozinha.

- Existirão apenas dois tipos de executivos nos próximos anos: os que pensarem globalmente e os que estarão desempregados. Peter Drucker.

- Cristo, ao condenar os doutores da lei por se aterem aos aspectos formais e não ao espírito da norma estava, na verdade, condenando os burocratas. Francisco Gomes de Matos.

- Quem caminha sozinho pode andar mais rápido, porém, aquele que segue acompanhado chegará, sempre mais longe.

-Quer seja você um estagiário ou um vice-presidente, só existe uma pessoa responsável pela sua carreira: você mesmo. Bob Nelson.

- A teoria de Maslow. Das Necessidades.
1, Fisiológicas.
2, De segurança.
3, Sociais.
4, Do ego.
5, Auto-realização.

- Faça da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte e da procura um encontro. Fernando Sabino.

- O que move os homens geniais não é a busca de idéias novas ou brilhantes, mas a certeza de que o que já foi feito até então ainda não é o suficiente. Eugene Delacrix.

- A mente que se abre para uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original. Albert Einstein.

- Muito em breve seremos um mundo de profissionais auto-gerenciados, onde todos precisarão entender as suas próprias importâncias nos contextos laborais, de forma a poderem vir a contribuir, integralmente, para a missão e o propósito do negócio. Bob Nelson.

- Afirmava, também, que a administração não era uma atividade para ficar circunscrita, apenas a alguns segmentos específicos da sociedade, mas que ela desempenhava um papel preponderante, fundamental e abrangente em todos os aspectos da vida, ou seja, é tão importante a sua aplicabilidade nos segmentos bancários, industrial e comercial tradicionais, como também nas igrejas, universidades, instituições sem fins lucrativos e, até mesmo, na ambiência doméstica.

- O importante não é trabalhar mais horas, mas trabalhar de forma mais inteligente: os países que fizeram a transição para a crescimento sustentado não o fizeram baseando-se na descoberta de novas tecnologias, mas sim através da invenção de novas organizações.

- Inovações complicadas não funcionam.
- Procure inovar sempre para o presente e não para o futuro.

- O líder é aquele que compromete os seus seguidores com a ação, que os converte em novos líderes e que os transforma em agentes de mudança.
Warren Benni.

A rigor, o problema não é o problema em si, mas a atitude que assumimos em relação a ele. Kelly Young.

- A forma mais confiável de se prever o futuro, é de se conseguir um bom exercício de compreensão do presente. John Naissbitt.

- O capitalismo e liberdade de 1962, publicado em plena Guerra Fria, ele tece as bases do seu pensamento, argumentado que a liberdade econômica é uma condição essencial para a liberdade das sociedades e dos indivíduos.

- Os analfabetos do futuro não serão mais aqueles que não sabem ler e escrever, mas os que se recusarem a aprender, reaprender e voltar a aprender. Alvin Toffer.

- Se nada conseguimos melhorar hoje, o nosso futuro será igual ao nosso atual presente. Sara Rafael.

- Tofler destaca que a nova economia requer que as pessoas desenvolvam habilidades inéditas – que deverão ser adquiridas dentro e fora do contexto laboral ou acadêmico tradicionais – e que as lideranças das organizações, por sua vez, em uma radical inversão de perspectiva, devem estimular a maior diversidade possível.

- Como aprendi com Mcnamara, o hábito de escrever as coisas é o primeiro passo no sentido de realizá-las efetivamente. Nas conversas, você pode se desviar para todos os tipos de imprecisões e de absurdos e, na maioria das, vezes sem perceber. Mas, ao colocar suas idéias no papel, você se força a ir direto ao que interessa. Fica muito mais difícil enganar a si mesmo.

- O ser humano somente se desenvolve e se realiza através da capacidade de comunicar-se e de interagir com outros indivíduos e com a própria sociedade. Gustavo Gomes de Matos.

- De tudo o que fiz em minha vida profissional, o mais importante foi conseguir interagir com os talentos daqueles que trabalharam comigo. Walt Disney.

- Procure vivenciar os seus sonhos agora, nunca deixe para mais tarde.

- A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrando toda a nossa imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje. Dale Carnegie.

- Os trabalhos devem passar a ser influenciados pelos seguintes comportamentos:
1, Descentralização do comando.
2, Substituição do controle das tarefas pela motivação para as tarefas.
3, Carisma na liderança.
4, Difusão do espírito empreendedor em todos os níveis hierárquicos.
5, Comprometimento com o desenvolvimento intelectual.
6, Estimula a criatividade individual e coletiva.
7, Foco no mercado e na ética.
8, Clima organizacional marcado pelo entusiasmo.

- Entre sonha pequeno e sonhar o trabalho é o mesmo. Melhor sonhar grande.

- Apenas os homens com bom caráter vencerão nesse mundo novo.

- O maior risco da nossa contemporaneidade é o de não fazermos nada enquanto todo o resto está mudando rapidamente. Walter B. Wriston.

- Dee Hoct fala muito sobre a necessidade de estimular as pessoas a se auto-liderarem e, também a liderarem os seus superiores em determinadas situações, isto porque é exatamente o pessoal da linha de frente que sabem o que está acontecendo no mercado. Temos que aprender administrar para dentro, para cima, em volta e para baixo.

- Indubitavelmente, o futuro pertencerá às organizações que pensarem mais nas pessoas do que nelas mesmas. Bem Van Schaik.

- As duas coisa mais importantes das organizações não aparecem em seus balanços: as reputações pessoais dos que dirigem e o valor do somatório dos talentos do corpo funcional. Henry Ford.

- O medo de ousar, de ser agressivo ou de inovar fechou mais empresas do que a própria ousadia. Júlio Ribeiro.

- Em uma sociedade baseada no conhecimento, é imperativo que você seja estudante durante toda a sua vida. Tom Peters.

-Segundo Moller, cerca de 70% dos profissionais europeus com boa formação que trocam de emprego o fazem porque não gostam dos estilos gerenciais de suas chefias ou dos ambientes fechados em que atuam.
Indo além, ele presume que um futuro muito próximo, perto de 30% do total da força de trabalho européia qualificada, irá migrar para organizações que privilegiem a criatividade individual e que, destes, algo em torno de 60% são profissionais pertencentes a áreas que agregam altíssima tecnologia.

- Hoje o conhecimento é o único recurso econômico que faz sentido. Peter Drucker.

- Ao invés de procurar ser uma personalidade de sucesso, busque ser uma personalidade que agregue valor ao seu próprio ambiente. Todo o resto será mera conseqüência. Albert Einstein.

- Mentes criativas são conhecidas por resistirem a todo tipo de maus tratos.
Anna Freud.

- Nunca se afaste dos seus sonhos, pois se eles se forem você continuará vivendo, mas terá deixado de existir. Charles Chaplin.

- O homem não é o que pensa. O homem não é o que diz. O homem é o que faz. Jean Paul Sartre.

- A educação é um mecanismo de transmissão qualitativa. Portanto, na educação a qualidade não é uma obrigação técnica, mas sim, e antes de tudo, um dever ético. Eduardo Portela.

- Empreender é exercitar a capacidade de imaginar, arquitetar, idealizar, planejar, projetar e colocar em prática sonhos e projetos. Empreender é fazer acontecer. Há uma variedade de motivos pelos quais uma pessoa se permite deixar embalar pelo sonho de ter o seu próprio negócio:
1, Vontade de ganhar muito mais dinheiro do que seria possível na condição de empregado.
2, Desejo de sair da rotina e de poder levar avante as suas próprias idéias.
3, Vontade de ser o seu próprio patrão e de não ter que dar satisfação de seus atos para mais ninguém.
4, Necessidade de provar que é capaz de realizar e de obter sucesso em alguma coisa.
5, Desejo de desenvolver algo que traga benefícios não apenas para si mesmo, como também para a coletividade.
O empreendedor trabalha até 12 horas por dia e as vezes até no domingo.

- Se você não consegue manter, permanentemente, um sorriso nos lábios, não abra qualquer tipo de negócio. Ditado Popular Chinês.

- As estradas se bifurcavam em um bosque e eu então tomei a que me pareceu ser a menos caminhada. Foi isso o que acabou por vir a fazer toda a diferença. Robert Frost.

- A riqueza não deve constituir-se em uma finalidade de vida, mas sim em um instrumento de vida. Henry Ward Beecher.

- O grau de sucesso de qualquer negócio, deve ser medido pela qualidade de pessoas que ele consegue gratificar, enquanto mostra-se receptivo e oferece boas soluções para os problemas de clientela. Michel Lê Boeuf.

- A principal missão do homem no planeta é pensar, inovar, renovar, pensar de novo, progredir sempre. Essa é a sua mais nobre e sublime tarefa. Portanto, quando relegado a babysitter do maquinário, perde essência, fica sem horizontes, desmotiva-se. Ora, o homem desmotivado é um ser infeliz e os seres infelizes são improdutivos.

- Nunca se esqueça de um cliente. E, muitíssimo menos deixe que ele se esqueça de você. Walter Reuther.

- Os caminhos estão abertos para todos. Se uns vencem e alcançam o que almejam, não é porque sejam predestinados, mas porque forçam os obstáculos com arrojo e tenacidade. Coelho Neto.

- Gerenciar já não é mais dar direção a alguma coisa, mas aperfeiçoar talentos. Alvin Toffler.

- Assim sendo, um dos principais objetivos da gestão de recursos humanos, se não o principal, é o de manter um clima organizacional adequado para que os empregados se desenvolvam como pessoas e como profissionais e, dessa forma, busca propiciar condições de melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do trabalho, a fim de estimular o engajamento espontâneo com os resultados esperados.

- Donal Trump preconiza em seu famigerado O Aprendiz, o permanente estímulo ao desenvolvimento, a adoção de regras transparentes em todos os assuntos relativos ao negócio, a flexibilidade para a mudança e, sobretudo, o entendimento e a certeza de que sem pessoas motivadas, não há negócio que prospere.

- O comprometimento é o que transforma as promessas em realidade. Comprometa-se, portanto, em dar o melhor de si em qualquer situação, pois essa é a real diferença entre os sapos e os príncipes. Tom Chung.

- Faça o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem ou mandam fazer. Bob Nelson.

- Ninguém consegue ser feliz sozinho. A felicidade é uma conquista solidária. Fabiano de Cristo.

- Evite a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade. Provérbio Árabe.

- O bom líder é aquele que prepara seus seguidores para não mais precisarem dele. Lao Tsé.

- O que vale na vida não é o ponto de partida, mas sim o que se semeia durante toda a caminhada. | Cora Coralina.

- Quando você quer alguma coisa, todo o universo passa a conspirar para que você realize o seu desejo. Paulo Coelho.

- Confiar em si mesmo é o primeiro dos segredos do sucesso. Ralph Waldo Emerson.

- Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a lei. Alan kardec.


- Ser empreendedor não é você ter o próprio negócio, na realidade é você o próprio ser empreendedor, independente do local, atividade, profissão, ramo, etc.
É um processo de construção, se adaptar, capacitar, andar em parcerias. Estar capacitada e ter competência diferenciada. É o ser, o saber fazer e conviver.
Um dos segredos é a qualidade, a tecnologia, os processos, que produto ou serviço, mas fundamentalmente as pessoas, o ser humano. Acumular variáveis comportamentais, visão de mercado, canais de atuação, gestão eficaz etc.
Entender que são as pessoas que fazem o trabalho. Montar uma boa equipe. Criar um ótimo ambiente de trabalho.

Data de Publicação: 19/01/2009