Notícia

LÍDERES DO SUDOESTE DO PARANÁ APRESENTAM PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

sexta, 12 de julho de 2019
FÓRUM PROMOVIDO PELO SEBRAE/PR, EM PATO BRANCO, REUNIU LIDERANÇAS POLÍTICAS E EMPRESARIAIS PARA DISCUTIR A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Nesta quarta-feira (10), foi realizado no auditório da Fadep, em Pato Branco, o Fórum de Desenvolvimento Territorial - Encontro Regional do Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Sudoeste do Paraná. Trezentas e oitenta pessoas, entre representantes do Poder Público e da iniciativa privada da região participaram do evento. Na programação, destaque para as palestras de Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco; Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR; Carlos Manfroi, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); e Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, que falou sobre cidades inteligentes.

O evento apresentou as propostas do Comitê Territorial das MPEs do Sudoeste coordenado pelo Sebrae/PR. De fevereiro a junho deste ano, líderes dos núcleos de Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas passaram por capacitações e elaboraram projetos focados no desenvolvimento territorial. Esses projetos foram apresentados no encontro e tiveram no agronegócio, turismo integrado, tecnologia, educação empreendedora como os temas mais trabalhados. Inovação como base para o desenvolvimento do Sudoeste é a ideia central.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, explicou que o encontro teve como objetivos o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências.

“O propósito maior é transformar a região. As pessoas que participaram da formação prepararam projetos focados no desenvolvimento do território. São líderes que o Sebrae está qualificando com o olhar para que nossa região se torne cada vez mais competitiva”, afirmou Cesar.

Com a nova turma, o Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Sudoeste (Comitê MPE Sudoeste) soma 108 pessoas, entre representantes do Poder Público e da iniciativa privada. A formação de lideranças, visando o protagonismo no desenvolvimento territorial, tem chamado a atenção de outras regiões. Integrantes dos Comitês de MPEs de Ponta Grossa e Cascavel acompanharam o fórum, com o objetivo de conhecer a metodologia que está sendo aplicada na região sudoeste. Representantes dos comitês do Iguaçu e da Fronteira também prestigiaram o evento.

 

Legenda da foto: O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (à direita), destacou a importância das lideranças para o desenvolvimento regional


Lideranças
O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou o Sebrae/PR pelo trabalho desenvolvido junto às lideranças regionais.

“O maior desafio é reunir os atores, todos, sem exceção. Fazer com que as pessoas tenham noção do que é importante. O mundo sempre foi movido a ideias. Cabe a nós, pegarmos as melhores, juntar os atores e colocar em prática”, resumiu Zucchi.

O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, participou do programa de formação de lideranças e ressaltou a importância de ampliar o movimento.

“O surgimento de novos líderes é importante. Se o programa, sem essa oxigenação, não teremos resultados. O trabalho que está sendo feito, capacitando novos líderes, atualizando os que estão há mais tempo, só tem a beneficiar a comunidade”, salienta. Manfroi pontua que os projetos elaborados devem ser analisados com atenção pelo Poder Público.

Projetos
O professor Alfredo Gouvea, coordenador do programa de empreendedorismo da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos, observou que participar do comitê Sudoeste, com suas capacitações, significou uma mudança de mentalidade.

“Você passa a se conhecer e reconhecer. O impacto pessoal foi impressionante e acredito que o mesmo sentimento acontece nos demais participantes. Estamos assumindo o protagonismo nas ações e o grande mérito é do programa do Sebrae”, elogiou Gouvea.

 


Legenda da foto: Felipe Zanoello (à esquerda), secretário de Administração de Palmas

Felipe Zanoello, secretário de Administração de Palmas, conta que uma iniciativa semelhante havia sido iniciada no município, mas sem sucesso. “Agora, o núcleo de Palmas está agregando instituições públicas e privadas com um objetivo comum, pela credibilidade do Sebrae”.

Zanoello apontou ainda a qualificação focada nas pessoas e o acompanhamento das metas no processo como destaques na formação.

Do núcleo de Francisco Beltrão, o empresário João Manoel Rios lembrou que o programa veio em boa hora.

“Estamos passando por um período de muitas mudanças. Agora, é momento de pensar, de planejar o futuro. Cada microrregião tem suas particularidades, mas há muitas características em comum. O trabalho vem ao encontro do que está sendo feito em nosso município”, diz João Manoel Rios, que preside o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef).

 


Legenda da foto: João Manoel Rios e João Paulo Ruaro apresentaram as propostas do núcleo de Francisco Beltrão


Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti - (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895
www.pr.agenciasebrae.com.br

Fonte: Antônio Menegatti (Regional Sul)