Notícia

Cacispar realiza primeira reunião de diretoria no ano

quarta, 19 de fevereiro de 2020
Entre os temas debatidos, foi definida a realização da convenção regional, em Chopinzinho, no mês de julho

Representantes das associações empresariais participaram, na noite desta segunda-feira (17), da primeira reunião ordinária da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). O encontro aconteceu no auditório da entidade, em Francisco Beltrão. Na pauta, destaque para a Convenção da Cacispar, que neste ano será realizada em Chopinzinho, no dia 16 de julho, seguindo a iniciativa de descentralizar as ações da entidade.

 

A promoção do 3º Workshop de Produtos e Serviços para ACEs também foi debatida na reunião. O evento, promovido em parceria com o Conselho Permanente de Executivos (Copes) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), está agendado para 20 de março, em Francisco Beltrão.

 

O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, também relatou sobre as reuniões de que participou em Curitiba, na Faciap, nos dias 13 e 14 de fevereiro, entre elas a do Conselho de Administração (CAD).

 

Sobre o início do ano de trabalho, Manfroi mostrou-se otimista. “Estamos satisfeitos em retomar as atividades e animados para 2020. A meta é continuar contribuindo para o desenvolvimento das associações empresariais nas demandas que possam melhorar o ambiente de negócios na região”, declarou o presidente da Cacispar.

 

Prestação de contas

A primeira atividade da reunião esteve relacionada com a prestação de contas da entidade, referente a 2019. A tesoureira Rejane Lorentz fez a apresentação detalhada. Em seguida, Paulo Jair Pilatti leu o parecer do Conselho Fiscal, que aprovou as contas. A Cacispar tem buscado dar ainda mais transparência à prestação de contas, com divulgação de relatórios a cada seis meses.

 

Prêmio Faciap Mulher Empreendedora

Também na sede da entidade, e no mesmo horário, houve a reunião da Cacispar Mulher, que debateu as ações relacionadas ao prêmio Faciap Mulher Empreendedora. Rosane Spigosso, presidente da Cacispar Mulher, relatou a novidade para este ano: a realização de uma etapa regional para revelar a classificada para a fase final, marcada para a Convenção da Faciap, no final do ano. A divulgação da vencedora no Sudoeste será na Convenção da Cacispar. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o próximo dia 30 de abril.

 

Ascoagrin agradece apoio

Na primeira reunião do ano, a presidente da Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin), Raquel Schwab, relatou o apoio da Cacispar quanto à demanda da entidade relacionada à Comarca de Barracão, que está há quase três anos sem juiz titular. A Cacispar acionou a Faciap, que enviou a assessora de relações governamentais, Juliana Romano, a uma reunião no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), no dia 13 de fevereiro, para discutir os prejuízos que a falta de um juiz na Comarca causa aos empresários e moradores da região. O presidente desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira conversou com o presidente da OAB Paraná, Cássio Teles, e prefeitos e advogados da região a respeito do assunto. O presidente do TJ-PR garantiu que, em março, haverá um juiz para atender exclusivamente a Comarca.

 

O presidente da Cacispar destacou a iniciativa da Ascoagrin. “O papel da coordenadoria é atender às reivindicações e buscar auxiliar as ACEs. Ficamos contentes em somar forças e ajudar a encaminhar possível solução para o problema”, comentou Manfroi.

 

Outros temas

Também foram debatidas questões importantes para o segmento empresarial, como a forma de atuação do Corpo de Bombeiros. A Cacispar buscará maneiras de dialogar com os órgãos competentes. Os reajustes das tarifas de água e energia elétrica foram outros temas discutidos e as reivindicações deverão ser levadas às autarquias competentes.

 

 

Cacispar

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) tem como missão fortalecer as associações empresariais do sudoeste do Paraná, promovendo o associativismo e fomentando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Fonte: Fonte:Antônio Menegatti – (46) 99912-9002