Notícia

Cacispar realiza primeira reunião ordinária após pandemia da Covid-19

quarta, 13 de maio de 2020

Encontro remoto apresentou nova consultora da Faciap para a região e discutiu outros temas importantes para o empresariado

 

No final da tarde desta segunda-feira (11), a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) realizou a primeira reunião mensal após a pandemia da Covid-19. Por conta das medidas de prevenção, o encontro foi remoto, por videoconferência, e contou com a participação de Caroline Taborda, coordenadora jurídica da Faciap, e de Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR.

Os diretores da coordenadoria também foram apresentados à nova consultora da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) para a região Sudoeste.

Marina de Fraga Vilaça Casali, de Dois Vizinhos, assumiu o cargo recentemente e já está trabalhando no Programa de Certificação em Gestão. Às associações empresariais que estavam no programa somaram-se outras cinco, com o objetivo de melhorar os desempenhos organizacionais, com a implantação de ferramentas de boas práticas de gestão. Marina ressaltou que o programa avalia sete critérios: Pessoas, Processos Internos, Finanças, Clientes, Cultura Associativa, Desenvolvimento Local e Serviços.

Para o presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, com o atual contexto, as ACEs precisam continuar melhorando o desempenho. “Mesmo em momento de pandemia, os trabalhos não podem parar. A consultora da Faciap dará continuidade ao programa para buscar a melhoria na gestão das entidades.”

Jucepar

Em seguida, Caroline Taborda, coordenadora jurídica da Faciap, de Curitiba, por vídeo, esclareceu questões relacionadas à renovação da parceria com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Está sendo trabalhado um novo modelo de convênio para as associações que quiserem manter agências da Jucepar em suas sedes, após alterações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).

 

“Assim que o modelo estiver pronto, será enviado para todas as ACEs que já responderam à Jucepar, por meio de ofício, manifestando o interesse. Com as novas informações, os diretores das associações poderão analisar se compensa ou não manter o convênio”, observa Caroline.

 

Pesquisas

Os diretores da Cacispar também debateram sobre as pesquisas realizadas durante a pandemia do Coronavírus. Desde o final de março passado, semanalmente, é realizada a pesquisa Situação do Comércio Considerado Não Essencial. A deliberação foi por continuar com o monitoramento semanal, para acompanhar a evolução do segmento empresarial na região.

Outra pesquisa, sobre a Situação das Empresas do Sudoeste do Paraná - Período de isolamento social, em parceria com o Sebrae/PR, foi divulgada no final de abril. O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressaltou a importância dos dados para que outras ações de fortalecimento empresarial possam ser tomadas.

Colini também fez uma breve apresentação de projeto que está sendo elaborado neste sentido, pensando em um cenário futuro, após a Covid-19. Os detalhes serão divulgados em breve, segundo o gerente do Sebrae/PR na região.

Futuro

O entendimento da Coordenadoria é que é preciso analisar o contexto continuamente. “A Cacispar tinha um planejamento para o ano que teve quer ser totalmente retrabalhado. Estamos nos reorganizando, até por isso realizamos as pesquisas. A intenção é levar conteúdos relevantes para as ACEs e empresários, para vencermos mais este desafio”, analisa Carlos Manfroi.

 

Cacispar

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) tem como missão fortalecer as associações empresariais do sudoeste do Paraná, promovendo o associativismo e fomentando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

 

 

Fonte: Antônio Menegatti / CACISPAR