CONSELHOS
REGIONAIS
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Qualificação para a força de t
Atualmente, vemos na TV, nos jornais e nos demais meios de comunicação, que o Brasil está passando por um processo de crescimento econômico, ganhando assim respaldo internacional, como a execução da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, porém quando olhamos para o lado vemos pessoas desempregadas e endividadas por não terem um salário digno. Porém eu lhe pergunto: Será que essas multinacionais, pequenas e grandes empresas não precisam de empregados?
Eu lhe respondo: Sim! Precisam, mas necessitam de profissionais qualificados, graças às profundas alterações nos modos de produção, na distribuição da força de trabalho e na sua qualificação (que irá lhe garantir um salário digno).
Tendo em vista esta necessidade de qualificação a legislação do Ensino Superior no Brasil delibera três modalidades de educação superior: Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. No entanto, pouco se conhece ou se esclarece acerca da Educação Superior Tecnológica, ou seja, Cursos Superiores de Tecnologia.
Os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) foram planejados a partir da década de 1960 em decorrente as transformações no campo da educação e industrialização e das intensas transformações sócio-econômicas que envolviam o Brasil, provocando modificações no mundo do trabalho.
Porém, só através do surgimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394 de 1996 que esta nova oportunidade de oferta de cursos de graduação tornou-se possível e finalmente os cursos superiores de tecnologia estão apresentando-se como uma tendência no Brasil e vem se constituindo como uma alternativa do Estado para a qualificação de profissionais através da educação institucionalizada num contexto das inovações tecnológicas da sociedade.
A grande vantagem do CST é o tempo de duração do curso, que em geral é de 2 a 3 anos, o que pode significar economia de tempo para aqueles que querem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, outra característica importante é o foco específico do curso onde o profissional estará certo de sua área de atuação.
Portanto, vale salientar que existem instituições públicas e privadas que oferecem este tipo de modalidade de Ensino Superior, logo se não vemos hoje oportunidades de emprego e de melhoria de vida em nossos lares, procuremos então nos qualificar, conforme o leque de opções tão visíveis, basta abrimos nossos olhos para que assim possamos enxergá-las e assim lutar por uma vida mais digna.
Por: Heloysa Helena
Data de Publicação: 14/04/2011
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CACISPAR realiza última reunião do ano e destaca integração regional e novas iniciativas empresariais
Cacispar realiza reunião ordinária com prestação de contas da Convenção
O balanço financeiro mostrou resultado positivo, refletindo o sucesso da organização do evento e o comprometimento das associações filiadas e parceiros
Uma Convenção que marcou histórias, gerou conexões e abriu caminhos para o futuro
Sucesso total na vigésima primeira edição da Convenção da Cacispar. Estrutura e palestrantes com temas atuais e diversos, de hora em hora, foram os destaques na programação.
21ª Convenção da Cacispar reúne capacitação e networking em um único dia
Evento movimentará empresários das associações comerciais do sudoeste do Paraná e público interessado em geral. Oportunidade única de muito conhecimento e Network num formato dinâmico e atraente.
Formação de Executivos da FACIAP impulsiona visão estratégica e inovação nas Associações Comerciais
ASSOCIADOS
ACEFB
R PERU
Telefone: (46) 3905-1450
ACIREN
AV CASTELO BRANCO
Telefone: (46) 3550-1315
ACIVI
R BRIGADEIRO ROCHA LOURES
Telefone: (46) 3232-1547
ACECI DE CRUZEIRO DO IGUACU
CRUZEIRO DO IGUACU
Telefone:
ACEPB
R XAVANTES
Telefone: (46) 3225-1237
|
Data de emissão: 30/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|