Ações do Nudearq

quarta, 01 de julho de 2015

Arquitetos do Nudearq explanam suas ações do primeiro semestre

Os profissionais do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (Nudearq) da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) apresentaram terça-feira, 30/6, aos empresários e demais participantes do Café Acefb, as ações que o núcleo desenvolveu no primeiro semestre de 2015. Nesse novo formato da tradicional reunião ordinária, onde os núcleos organizam as pautas, a reunião foi comandada pela coordenadora do Nudearq, Bibyana Bernardon​ e apresentada pelos arquitetos Arthur Cantelmo e Aline Krupkoski.

Na oportunidade, o Nudeard destacou o projeto “Vagas Vivas: Uma reflexão sobre a cidade que queremos e a importância de ações que movimentem os espaços públicos”, idealizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Nudearq, Unipar, UTFPR, Unisep e Grupo de Ciclistas Pedala Beltrão. Dentro deste projeto foi feita a instalação de parklets em trechos da Avenida Júlio Assis Cavalheiro e Rua Tenente Camargo, no Centro de Beltrão. O parklet é uma espécie de mini-praça temporária implantada e mantida pela própria população em vagas de estacionamento na via, construída a partir de paletes de madeira, bobinas de fio e plantas como samambaias organizadas numa plataforma. Bancos são colocados para as pessoas utilizarem o espeço sustentável. “O objetivo é propor novos usos para esses espaços e potencializar sua apropriação”, informou a arquiteta Aline Krupkoski.

A instalação dos parklets ocupa uma área de aproximadamente 10m². Segundo os arquitetos, a área pode ser mais bem utilizada para outras atividades que tragam maior vitalidade e diversidade ao espaço público. Não há um projeto padrão e único para a instalação dos parklets. Cada projeto deve apresentar características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação. “Como é um lugar aberto e público, qualquer pessoa pode utilizar esses espaços. Nós do Nudearq estamos abertos a qualquer projeto em que os empresários necessitarem”, acrescenta o arquiteto Arthur Cantelmo.

Ele ainda frisou para uma questão relevante: a construção de obras sem projetos arquitetônicos. “Muitas vezes o projeto de execução se torna mais barato do que a pessoa fazer uma obra sem a orientação do profissional arquiteto”, ressalta Arthur.

Outras ações

Neste primeiro semestre o Nudearq desenvolveu a segunda edição do Concurso de Ideias Sustentáveis, que premiou estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar. O concurso teve como objetivo principal estimular a criatividade dos acadêmicos, aproximando-os aos profissionais do Nudearq. Mais de 100 projetos de luminárias foram produzidos por alunos do 4º ano. Os vencedores receberam prêmios. Ainda neste ano, os arquitetos receberam orientações do Programa de Gestão de Escritórios de Arquitetura, cujo objetivo é implantar um novo sistema que otimize o tempo e aprimore a gestão dos profissionais.

Bibyana e o arquiteto Eduardo Garcia também participaram em Foz do Iguaçu do Encontro Estadual do Programa Empreender, e no fim do mês passado foi realizada palestra na empresa Schneider Ferramentas com o técnico da Bosch, Claudenir Braga. Ele explanou sobre os equipamentos e novas tecnologias disponíveis no mercado. Para o segundo semestre, o núcleo planeja realizar o ‘Prêmio Nuderq’ com premiação através de concurso e votação pública em projetos inscritos pelos arquitetos do núcleo. A Revista Nudearq é outra ação que deve ser desenvolvida, visando a valorização profissional dos arquitetos nucleados e divulgação do núcleo.

Fonte: Assessoria/Acefb

Galeria de Fotos