cacispar

sexta, 06 de janeiro de 2012

Prefeito Luiz Carlos Gotardi é Eleito Presidente da Amsop

O prefeito de Salto do Lontra, Luiz Carlos Gotardi (PMDB), atual vice-presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), foi eleito e aclamado na tarde de quinta-feira, 22, como novo Presidente da entidade.

A maioria dos prefeitos da região sudoeste esteve presente na sede da Amsop, para apoiar a única chapa inscrita na eleição. Inclusive, o prefeito de Pérola D’Oeste, Edsom Bagetti (PR), que também havia lançado sua pré-candidatura, mas acabou não registrando a chapa, esteve presente e deu total apoio a nova diretoria.

A cada ano ocorre a alternância na presidência da entidade, entre as regiões de Beltrão e Pato Branco. O atual presidente da Amsop é o prefeito de São João, Clóvis Cucolotto (PR), da região de Pato Branco. A partir de janeiro de 2012, o comando ficará com o prefeito Luiz Carlos Gotardi, da micro de Beltrão.

Composição da nova diretoria da Amsop
Presidente: Luiz Carlos Gotardi (Salto do Lontra); Vice-Presidente: Elson Munaretto (Bom Sucesso); 1º Secretário: Joceli Tiago Menezes (Bela Vista da Caroba); 2º Secretário: Neuri Roque Gehlen (Mariópolis); 1º Tesoureiro: Norberto Goedert (Nova Esperança do Sudoeste); 2º Tesoureiro: Roberto Viaganó (Pato Branco).

Conselho Fiscal: Membros Efetivos: Eduardo André Gaievski (Realeza), Dilmar Turmina (Cruzeiro do Iguaçu) e Leila da Rocha (São Jorge D’Oeste).

Suplentes: Olívio Brandelero (Santa Izabel do Oeste), Rubem Miguel Foletto (Nova Prata do Iguaçu) e Loivo Roque Ritter (Verê).

O presidente até então, prefeito de São João, Clóvis Matheus Cucolotto (PR), fez uma avaliação positiva do processo eleitoral. Para ele o consenso mostra que os prefeitos estão cada vez mais unidos pela entidade e pelo Sudoeste. Ele avaliou de forma positiva sua gestão, bem como os projetos desenvolvidos em 2011 com apoio da Amsop e desejou sucesso à nova diretoria, colocando-se a disposição para continuar contribuindo com a entidade.

O novo presidente, Luiz Carlos Gotardi, se comprometeu em dar continuidade a todos os projetos em andamento e também as demais ações que a entidade vêm apoiando na região. Ele afirma que aprendeu muito durante as conversações para montagem da chapa, inclusive agradeceu a disponibilidade do prefeito Edsom Bagetti (PR), de Pérola D’Oeste, que havia cogitado possibilidade de uma disputa com Gotardi. "Apreendi muito com o Edsom e com tantos outros prefeitos durante essa caminhada, por isso acho que o consenso é o melhor caminho para que nossa entidade continue crescendo", frisou.

Esta será a quarta vez que um prefeito de Salto do Lontra comandará a entidade. Pela ordem cronológica os anteriores foram Nelsi Maria – Vermelho (1985), Dalvo Koerich (1996) e Neri Maria (2000).

Em entrevista ao JNT, Gotardi falou sobre projetos e disse que 2012 será um ano de muitas realizações para o Sudoeste.

JNT: Prefeito, o senhor já têm uma ampla experiência na vida pública e além de grandes projetos em seu município nos últimos anos contribuiu também em ações de âmbito regional?
Gotardi: Já colaborei no Consórcio Regional de Saúde, também no Conselho de Saúde do Estado do Paraná, na AMP – Associação dos Municípios do Paraná, neste ano como Vice Presidente da Amsop junto com o Presidente, prefeito de São João, Clóvis Cucolotto e agora, com o apoio dos colegas prefeitos de toda a região, terei a condição de articular esta ferramenta importante que é a nossa Amsop, para buscar os recursos necessários em prol do sudoeste, num projeto Macro Regional.

JNT: Para a eleição havia possibilidade de disputa, já que o prefeito de Pérola do Oeste, Edsom Bagetti (PR) também havia anunciado sua pré-candidatura. Porém, ele não inscreveu a chapa e acabou ocorrendo a sua candidatura única. Isso mostra a união da entidade?
Gotardi: Com certeza. Fiz uma saudação especial ao nosso colega prefeito de Pérola, Edsom Bagetti que também participou da eleição, pois a nossa diretoria e a nossa associação devem utilizar de todas as tendências, de todos os partidos, para encurtar as distâncias entre o Governo do Estado e a nossa região, entre o Governo Federal e o sudoeste, e nisso todos os prefeitos e partidos terão uma importância extraordinária, pois serão chamados para nos ajudar. Baseado nisso, tenho certeza que a Amsop terá em 2012 muitas realizações.

JNT: Como que o senhor pretende conduzir a entidade no próximo ano?
Gotardi: Quando iniciamos nossa caminhada buscando o apoio dos colegas prefeitos, fomos muito bem recebidos, e por isso quero agradecer a todos aqueles com quem conversamos e demonstraram o seu apoio em nossa candidatura. Quero agradecer também aos prefeitos que fazem parte de nossa chapa, pois tenho certeza que poderei contar com todos, afinal a nossa mensagem, é uma mensagem de construção, de unidade, buscando através dos prefeitos do empenho de todos os prefeitos, os recursos que promovam o desenvolvimento de nossa região.

JNT: Por ter sido o vice presidente da Amsop neste ano, o senhor está bem interado dos assuntos e projetos que a entidade vêm trabalhando. Como que o senhor pretende dar continuidade a esses projetos e quais deles merecem destaque?
Gotardi: Quero aqui publicamente agradecer e parabenizar a maneira com que o nosso presidente, prefeito de São João, Clóvis Cucolotto conduziu a entidade. Das vezes que fui chamado para representá-lo sempre o fiz com maior carinho, atenção e dedicação, levando o nome da Amsop para poder participar de todas as parcerias que formamos neste ano.

Quanto aos trabalhos que estão em andamento, quero destacar o projeto da cadeia produtiva do leite que tramita no BNDES, algo pioneiro no Brasil e que irá injetar na economia da região cerca de R$ 20 milhões a serem investidos em melhoramento genético e infra-estrutura de toda a bacia leiteira do sudoeste. Isso só foi possível graças a articulação política da Amsop em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste e com o Governo Federal que trabalha fortemente para garantir estes recursos ao Sudoeste do Paraná.

JNT: E sobre os Consórcios Regionais, assunto que está também em evidência à nível de sudoeste?
Gotardi: Os Consórcios têm demonstrando muita eficiência em acessar os recursos, especialmente do Governo Federal, exemplo disso é o Consórcio Pró-Caxias, o Consórcio da Fronteira, o de Coronel Vivida que já receberam grandes investimentos da União, e nós, que temos a Amsop, também iremos constituir um Consórcio dos 42 municípios da região, e mais ainda, vamos ajudar a trabalhar no sentido de ajudar na criação de novos Consórcios, porque esta modalidade de repasse é hoje a que tem sido escolhida pelo Governo Federal, inclusive na colocação de emendas de bancada. Por isso, não podemos ficar fora deste momento, devemos acompanhar os novos programas do governo, pois hoje os Consórcios são uma das maneiras mais fáceis de trazer os recursos para o Sudoeste.

JNT: Nos últimos anos houve um trabalho intenso para a construção da sede própria da entidade. Contudo, ainda faltam alguns pequenos detalhes para a finalização da obra. O senhor espera finalizá-la no ano que vem?
Gotardi: Sem dúvida. A nossa sede é uma das mais bonitas e equipadas do Paraná. Todos os prefeitos do Sudoeste estão de parabéns pelo trabalho, pois de alguma forma contribuíram nesse projeto. Para concluir o prédio, já fizemos um ajuste das contas com a construtora e também marcamos um encontro para encaminhar o término do auditório que é a última parte que está pendente. Em breve colocaremos mais este espaço a disposição dos prefeitos, autoridades, lideranças, enfim, de toda a comunidade regional.

JNT: Como que o senhor pretende conduzir os projetos junto aos Governos Estadual e Federal?
Gotardi: Já o faremos no mês de janeiro, iniciando pelo projeto de Modernização das Rodovias. Há um estudo muito bem elaborado sobre a situação da nossa malha rodoviária, cujo trabalho foi idealizado através de parceria entre várias entidades e também com apoio da iniciativa privada do sudoeste, o qual levaremos ao nosso Secretário Estadual de Infra-Estrutura e Logística, José Richa Filho. Há também outros projetos para discutirmos com o Governo do Estado, os quais, tenho certeza que com o apoio do Governador Beto Richa, de seus Secretários e dos deputados estaduais da base do governo na região, teremos sucesso em concretiza-los.

No Governo Federal, além dos projetos que já estão em andamento, iremos protocolar outros que busquem principalmente investimentos em infra-estrutura, e um destes, que já posso destacar é sobre um trecho de ferrovia que será construído no sudoeste e que irá contribuir na diminuição dos custos do transporte da produção e aumentar a renda dos nossos agricultores e comerciantes.

JNT: Obrigado prefeito pela atenção e gentileza de nos conceder esta entrevista. Sucesso em sua nova empreitada.
Gotardi: Eu que agradeço a oportunidade e contém sempre conosco, pois a nossa intenção é apenas uma: trabalhar pela construção de um Sudoeste cada vez melhor.
Fonte: Jornal Novo Tempo

Galeria de Fotos