Cacispar

sexta, 06 de julho de 2012

Iniciado Estudo para Cursos do IFPR Fronteira

A FAF, Faculdade da Fronteira, de Barracão, sediou na terça-feira (03), três encontros voltados para o levantamento da demanda por Cursos Técnicos no âmbito da Unidade Descentralizada do IFPR, Instituto Federal do Paraná. As três reuniões ocorreram em momentos distintos, a primeira pela parte da manhã, a segunda a tarde e a última na noite de terça.

De acordo com Anderson Coldebella, diretor do Campus de Capanema e diretor da Unidade Educacional do IFPR de Barracão, as três reuniões foram com públicos diferentes. “A primeira reunião foi com os prefeitos da tri-fronteira para explanar sobre o plano diretor de cada um e assim saber o projeto de ação de cada. No segundo encontro trabalhamos com os professores, diretores de escolas e diretores dos núcleos de ensino da região. Eles estão envolvidos diretamente com os alunos, sabem o que o aluno quer ou que tipo de coisa que ele espera. Já no terceiro encontro, realizado na noite de terça, foi feito uma discussão com os comerciantes da região e entidades empregadoras”, destaca.

Pesquisa

O IFPR fará uma pesquisa com alunos, núcleos educacionais e comércios. O objetivo é chegar ao foco ou vocação da região para atender a demanda. “As sugestões estão voltadas para a agricultura, infraestrutura e engenharia civil, mas não tem nada definido ainda. O respaldo virá da pesquisa que ainda vamos fazer”, ressalta Coldebella.

Segundo o prefeito de Barracão, Joarez L. Henrichs, está é mais uma etapa do plano de instalação do Instituto Federal do Paraná na tri-fronteira. “É um passo fundamental para a instalação pois ficou clara a importância do envolvimento da sociedade na escolha dos cursos técnicos. Tem várias sugestões de cursos que terão um peso dos alunos, das entidades, classe política e educadores. Queremos um eixo que seja excelência no Brasil e região de fronteira”, explica.

A pesquisa relativa aos cursos do IFPR terá início no mês de agosto na região. Serão repassados questionários para as indústrias, dentro das escolas e órgãos administrativos (prefeituras), para preenchimento, que serão posteriormente avaliados. O processo de instalação do IFPR em Barracão já está em andamento, no entanto, as atividades de sala de aula estão previstas para 2014.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barracão

Galeria de Fotos