Programa lançado pela Faciap oferece sistema inovador de campanhas e promoções
Um dos principais pilares das Associações Comerciais e Empresariais é a realização de campanhas e sorteios em datas comemorativas. Tradicionalmente, elas são preparadas pela própria ACE e regulamentadas separadamente. Agora, com o intuito de unificar este modelo, a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, em parceria com a GS Group, Polytel e Attual Center Services, oferece o programa de fidelidade e ação promocional permanente “Vivo Aqui Compro Aqui”.
Segundo o coordenador comercial da Faciap, Edson Araújo Filho, foram realizadas diversas pesquisas para encontrar o melhor projeto e oferecer novo estilo às tradicionais campanhas. Nos últimos seis meses, a entidade passou a integrar o projeto, que é uma iniciativa inédita entre as Federações de Associações Comerciais do país. “O Vivo Aqui Compro Aqui é um programa de fidelidade e ação promocional permanente. As campanhas tradicionais atendem dois pontos da fidelização de clientes, que são o reconhecimento e a recompensa. Reconhecimento da importância do consumidor para o comércio e a recompensa com cupons de sorteio. Mas as campanhas não atendem o terceiro pilar da fidelização e talvez o mais importante: o relacionamento. Por exemplo, após a campanha, o comerciante não consegue se relacionar com os consumidores que participaram da campanha. Isso porque o volume de cupons participantes é grande, mas as informações que os clientes colocam nos cupons, via de regra, não são utilizadas pelas Associações Comerciais, nem pelos lojistas. Com o Vivo Aqui Compro Aqui, o lojista passa a conhecer melhor o cliente através das ferramentas que disponibilizamos para eles utilizarem no portal do Vivo Aqui Compro Aqui”, explica.
O Vivo Aqui Compro Aqui funciona da seguinte maneira: nas compras a partir de R$20 em lojas credenciadas, o cliente ganha tickets com uma raspinha. Esse ticket vale pontos que precisam ser validados no portal do Vivo Aqui Compro Aqui, acessado pelo site da Associação Comercial. Conforme o consumidor for acumulando pontos, ele poderá usá-los em quatro diferentes modalidades de promoção: Menor Lance Único, Leilão de Vips, Sorteios Promocionais e Trocou Ganhou. O grande diferencial é que o ano todo o consumidor poderá participar e ganhar prêmios, independente de datas comemorativas para o comércio. Ou seja, as compras no comércio serão incentivadas não apenas em algumas datas, mas o ano todo.
Para o lojista, é possível conferir detalhes sobre seu público no portal, como maiores consumidores em sua loja, mapeamento da localização de seus clientes fidelizados na cidade e região, taxa de retorno dos consumidores à loja, envio de e-mail marketing para aniversariantes ou perfis de clientes definidos pelo lojista, gráficos de consumo por sexo, idade e outras informações importante para melhorar seu negócio.
No Paraná, a primeira Associação Comercial a implantar o Vivo Aqui Compro Aqui foi a de Telêmaco Borba, conforme conta o executivo da Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, Ardisson Lellis Costa e Silva: “logo que a Faciap apresentou o projeto, nós já simpatizamos com a ideia e a levamos para um grupo de associados. Houve 100% de aprovação e o presidente autorizou o início dos trabalhos. Começamos com quatro empresas, mas esse número já subiu para 15. Com uma boa divulgação, visualizamos neste produto um futuro com associados mais fidelizados”, afirma.
Outros municípios que já aderiram ao novo modelo são Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. A Diretora de Comércio da ACIPG – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Flávia Barrichello, vem observando as vantagens para ambos os lados: “É bom tanto para o comerciante quanto para o comprador, pois todos são contemplados. Além disso, o comerciante tem acesso a todos os dados, o que torna a ferramenta ainda mais atrativa”, diz Flávia.
Outra grande vantagem do Vivo Aqui Compro Aqui é o custo para o lojista. “Ao participar de um programa de fidelidade tradicional, em média, o lojista investe 3% do faturamento fidelizado, além de precisar adquirir com recursos próprios os prêmios a serem entregues. Com o Vivo Aqui Compro Aqui, o lojista investe menos de 1% do faturamento fidelizado, sem necessidade de comprar os prêmios. Ainda recebe o sistema de CRM, painel de gerenciamento com gráficos, tabelas e mapeamento de consumo, além de material de divulgação e o sistema de envio e-mail marketing”, destaca Araújo Filho.
O Vivo Aqui Compro Aqui gera receita para as entidades, o que é uma vantagem significativa. Nas campanhas tradicionais, geralmente, as Associações Comerciais não têm lucro e muitas vezes o resultado da campanha é deficitário. Com o novo modelo, elas não correm esse risco, inclusive porque toda a premiação oferecida sai do fundo de premiação do Vivo Aqui Compro Aqui. Desta forma, a Faciap tem segurança de que está oferecendo um novo conceito em campanhas e promoções.
Fonte: Faciap