CACISPAR

terça, 13 de maio de 2014

Portal permite realizar consultas das finanças de todas as cidades do Brasil

O objetivo é informar os gestores públicos e os cidadãos sobre os números e valores de cada município

O portal Meu Município, lançado pela Fundação Brava em parceria com a Insper, disponibiliza dados sobre a receita, despesa, nível de investimento, nível de endividamento e outros números sobre os municípios brasileiros. O site foi criado com o objetivo de informar os gestores públicos e os cidadãos sobre os números e valores de cada município, sendo de livre utilização.

“A base para informações do portal é pública e está disponível no site do Ministério da Fazenda – Secretaria do Tesouro Nacional e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Nosso objetivo, com o Portal, é facilitar a visualização dos dados, apresentando-os de forma simples, prática e que possa auxiliar os gestores públicos em suas análises e decisões. Assim, contribuímos para aumentar a transparência de informações à população e auxiliar o administrador público”, explica a diretora executiva da Fundação Brava, Denise Yagui.

São apresentadas as finanças dos mais de 5 mil municípios do país que disponibilizaram as informações ao Tesouro Nacional. O portal oferece a possibilidade do usuário de comparar suas receitas e despesas com outros municípios.

“A ferramenta é útil, pois oferece comparações automáticas entre o município selecionado com outros municípios de porte semelhante, segundo variáveis disponíveis no Censo IBGE 2010.Além disso, é possível escolher o grupo de comparação e analisar a série histórica, possibilitando uma análise mais aprofundada dos dados relativos às finanças municipais de determinada cidade ou grupo”, afirma o vice presidente do Insper, Marcos Lisboa.

O site permite ao usuário fazer suas próprias comparações, com municípios à sua escolha. Além disso, é disponibilizado um canal especialmente voltado para que os usuários enviem ideias e sugestões. Também será possível, em breve, compartilhar as análises feitas nas redes sociais.
Fonte: administradores.com.br

Galeria de Fotos