CACISPAR

quinta, 18 de junho de 2015

Em Pato Branco, Sebrae/PR mobiliza estudantes e empresas para Desafio Universitário Empreendedor

Competição que prepara acadêmicos para os desafios do mercado tem eventos de mobilização e preparação no campus da UTFPR

O Sebrae/PR, em parceria com a PROJr – Empresa Junior de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, está mobilizando alunos, centros acadêmicos e demais empresas juniores da instituição de ensino para a participação no Desafio Universitário Empreendedor, programa que tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre estudantes de ensino superior.

Para divulgar o programa, no final de maio foi realizado um treinamento sobre o Desafio Universitário Empreendedor, no Sebrae/PR, em Pato Branco. Em agosto, a PROJr, juntamente com outras empresas juniores da UTFPR, promoverá uma nova mobilização no anfiteatro da UTFPR, em Pato Branco. O evento será aberto à participação de toda comunidade acadêmica.

“Faremos essa mobilização para incentivar a participação dos acadêmicos no Desafio Universitário Empreendedor, pois é uma forma de despertar os futuros profissionais para o empreendedorismo ainda durante a academia”, comenta Gustavo de Lima Torres, presidente da PROJr.

O Desafio Universitário Empreendedor é um programa do Sebrae, replicado em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre estudantes de ensino superior.

Para participar, basta estar matriculado em uma universidade pública ou privada do País. Cada inscrito é um jogador individual de um game com a temática de empreendedorismo. Apesar do jogo ser contínuo, em novembro, os dez melhores colocados no ranking geral participam de uma semifinal estadual. Os três primeiros lugares vão jogar a grande final em Brasília. Os três vencedores nacionais são premiados, sendo que o primeiro lugar ganha uma viagem internacional

Gustavo, que já participou em outras edições, define a participação dos acadêmicos no Desafio. “O piloto de avião, antes de pilotar a aeronave, passa pelo simulador. O jogo simula situações do dia a dia de um negócio e ajuda a desenvolver a competência do empreendedorismo”, pontua.

O consultor e gestor regional do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR no sudoeste paranaense, Nézio José da Silva, conta que a participação das empresas juniores é importante para a disseminação do programa dentro das universidades, estimulando inscrições e participação dos estudantes.

“O Desafio é destinado a estudantes de qualquer curso universitário e contamos com o apoio de empresas juniores, centros acadêmicos e também professores no incentivo à participação. Isso é relevante porque o programa promove o empreendedorismo e prepara os participantes para os desafios do mercado que irão enfrentar no decorrer das suas carreiras”, completa o consultor. Informações sobre o programa podem ser obtidas no site: desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br



Fonte: Sebrae/PR

Galeria de Fotos