CACISPAR JOVEM
segunda, 17 de setembro de 2018
JOVENS EMPREENDEDORES REALIZAM SEGUNDO ENCONTRO EM FRANCISCO BELTRÃO
Na noite de segunda-feira, 10 de setembro, ocorreu a segunda reunião do Cacispar Jovem, na sede da Cacispar em Francisco Beltrão. Na pauta, assuntos de extrema relevância, tais como Jogos dos Jovens Empreendedores do Paraná (Jojeps), retenção de nucleados, 28º Congresso Empresarial Paranaense, agendado para os dias 9 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu, entre outros. “Conseguimos reunir cinco núcleos do jovem da região, ao todo somos em 8 no Sudoeste. A ideia é que os presidentes da região participem, levando mais convidados juntos para que eles possam repassar as informações”, disse Alexandre Rech, presidente do Cacispar Jovem.
Jojep’s
A final do Jojeps 2018 foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro no Hotel Sesc Caiobá, onde também aconteceu a premiação geral. Na oportunidade os presentes fizeram uma avaliação referente à fase classificatória dos Jojeps. “Achei muito legal, como conhecemos o projeto em cima da hora, levamos mais na esportiva”, cita Amanda Camillo, do Núcleo do Jovem Empresário de Salto do Lontra/Nova Esperança. “Este é o segundo ano que estou participando, foi interessante, pois dobramos o número de pessoas que participaram, o projeto é bom, mas acho que a organização ficou um pouco a desejar, faremos uma cartilha apontando as falhas e sugiro que os núcleos que participaram façam o mesmo”, afirma Cristiano Piva, do Núcleo do Jovem Empresário de Pato Branco.
Missão: reter nucleados
Empresas nucleadas desenvolvem ações para que melhorem a sua competitividade no mercado. Dentre essas ações estão consultoria para a melhoria dos processos, capacitação de coordenadores de núcleos, visitas técnicas, marketing, etc. Porém, com o corre-corre do dia a dia e a falta de um plano de ação efetivo, muitos empresários acabam se desligando dos núcleos setoriais. A constatação é reforçada por Fernanda Antunes, coordenadora do programa Empreender de Pato Branco. “Tem ainda o fato de que muitos deles que participam dos núcleos nos dizem, por exemplo, do que adianta se reunir por reunir? Aqui na cidade eles estavam um pouco perdidos, e agora vamos trabalhar todo o planejamento para que os núcleos se fortaleçam. Outro ponto é que tem núcleo com 14 integrantes, mas que participam das reuniões são três ou quatro”, informa Fernanda.
Na reunião, Alexandre solicitou aos representantes de núcleos e conselhos de jovens empresários da região que apontassem quais as dificuldades na retenção de nucleados. “Foi uma pauta em que coloquei para discussão. Dos sete núcleos, apenas um não está com problemas de retenção de associados, que é o de Pato Branco. As pessoas vão, participam das reuniões, mas não conseguem ter uma continuidade dentro do programa Empreender. Debatemos ações para que os núcleos e conselhos coloquem as ideias em prática e possam melhorar essa questão [da retenção]. Alguns núcleos que tiveram cases de sucesso já estão passando para núcleos de outras municípios”, observa Alexandre. “Nós conseguimos trazer pessoal para o núcleo fazendo eventos fora da ACE”, comentou Paulo Meurer, presidente do Núcleo do Jovem Empresário de Salto do Lontra/Nova Esperança do Sudoeste.
Um convite em formato de vídeo, com informações sobre o Congresso Empresarial Paranaense, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu também foi exibido na noite de segunda-feira.
Galeria de Fotos