Café ACEFB

quarta, 29 de julho de 2015

“O empresário precisa cada vez mais acolher seus clientes”, afirma Marcos Franco, diretor da RPC TV

Com o tema “A importância da comunicação nos dias de hoje”, aconteceu mais um Café Acefb na Associação Empresarial de Francisco Beltrão. Marcos Franco, diretor de Marketing da RPC TV comunicou-se com empresários, autoridades, imprensa e demais participantes. Organizada pelo Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da Acefb, o publicitário Adriano Amaro conduziu a reunião desta terça-feira, 28 de julho, na entidade empresarial. “Nós como comunicadores temos que transmitir as coisas boas através da publicidade”, afirma Adriano.

Na sequência, Marcos iniciou sua fala enaltecendo a representatividade da Acefb em todo o Paraná. “Por onde vou no Estado, as pessoas sempre falam muito bem da Acefb. Todos estão de parabéns pelo engajamento nos eventos realizados como a Expobel, Expofeira Mulher e o Sucesso Empresarial.”

Sobre o atual momento econômico do Brasil, Marcos acredita que o país continua sendo protagonista da economia mundial, não se vê as pessoas falando em morar em outros países como era no passado. “Somos ainda a 8ª economia do mundo, mas precisamos melhorar nossa comunicação para continuar num mercado que se desenha otimista num período de médio prazo”, diz Marcos.

Em 2013, o diretor de TV concedeu palestra em Beltrão, onde apresentou uma pesquisa socioeconômica feita com os beltronenses. A pesquisa revelou que o habitante local é otimista. E continua sendo. “Quando cheguei aqui conversei com várias pessoas e você vê uma cidade que infelizmente foi destaque na mídia nacional por causa de um tornado. Porém, as pessoas continuam solidárias, e isso demonstra o otimismo da cidade.”

Não adianta apenas uma boa campanha de comunicação

Para anunciar um determinado produto, o empresário geralmente recorre as “n” formas de mídia. Mas só isso não basta. Para Marcos, uma ação humana tão antiga e singela parece não ter mais significado – pelo menos para alguns empresários: o bom atendimento. Essa ação pode fazer toda a diferença. Ele recordou de um fato ocorrido com um diretor da empresa aérea TAM, que ia até aos passageiros cumprimentá-los antes do embarque. “O empresário precisa cada vez mais acolher os clientes, não somente com produtos de qualidade, mas também na porta da empresa, tirar literalmente as pedrinhas do estacionamento para que as mulheres de salto alto possam chegar com segurança nos estabelecimentos comerciais. Isso se chama agregar valor humano e consequentemente fidelizar os clientes”, acredita Marcos.

Vivendo a era do consumidor

Em mais uma de suas definições, Marcos ressalta que a palavra ‘otimismo’ deve caminhar junto com os negócios empresariais. “Comprar não é ruim, vender não é ruim. Ruim é comprar errado, vender errado. Por isso é cada vez mais relevante os empresários falarem o que as pessoas querem escutar, serem bons na hora em que elas precisam. As pessoas gostam do aqui agora, não tem muito tempo a perder, por exemplo, para esperar uma mercadoria chegar dali uns 10 dias ou se a loja não tem determinado produto com a cor que o cliente deseja”, entende Marcos.

Propagandas de TV foram demonstradas aos participantes com mensagens motivacionais. Marcos ressalta que o comercial com mensagem emocional tem valor maior que o racional. “Comunicação deve trabalhar com o motivacional, o emocional do cliente. É preciso fazer promoções de produtos, mas nunca se esquecer do valor humano desse produto. E sempre se colocar no lugar desses clientes. Aí que entra a empatia, sentir o que a outra pessoa sentiria, e não a simpatia, agradar esse cliente por obrigação”, finaliza Marcos.

Ações do NIC

Adriano Amaro ainda apresentou as ações que o NIC vem desenvolvendo. “Começamos em 2011, quando o núcleo se chamava Núcleo de Comunicação Visual, com o objetivo de tentar evoluir nossa comunicação local e regional. Queremos fazer com que os empresários entendam que não basta fazer propaganda sem se preocupar com que essa mensagem vai dizer. Outra questão que trabalhamos nas reuniões do núcleo é que vivemos a terceira geração de empresários, que está mais atenta aos investimentos em mídia”, destaca Adriano. As reuniões do NIC acontecem quinzenalmente às quartas-feiras, das 8h às 9h, na Acefb.

 

Foto: Darce Almeida/Acefb

Fonte: Assessoria ACEFB

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