Café ACEFB
quarta, 19 de agosto de 2015
Reunião ordinária da Acefb tratou do tema Quiropraxia
A sala de reuniões da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) se tornou nesta terça-feira, 18, um “consultório médico”. Isso porque a dra. Ana Carla Kunrath, quiropraxista da Clínica Vivace de Beltrão apresentou o tema “Quiropraxia, saúde e bem estar para o corpo”. Empresários, vereadores e demais autoridades municipais e estaduais prestigiaram o encontro e tiraram suas dúvidas quanto ao tratamento de saúde.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. “Assim como um veículo acende uma luz vermelha no painel, alertando que tem algo de errado, a gente deve recorrer a um profissional para saber quais os motivos das dores que sentimos em nosso corpo. Importante também não se automedicar.”, alerta Ana. “As pessoas geralmente pensam que a solução de um problema de coluna, por exemplo, pode estar na realização de cirurgia. Em muitos casos a quiropraxia evita esse método invasivo.”
Ana Carla utilizou em sua apresentação uma coluna vertebral artificial para ilustrar os movimentos que o corpo faz, mostrou um vídeo de como o tratamento é feito, além de imagens de posturas corretas que devemos ter em nosso dia a dia. “Temos que nos corrigir (a postura corporal) a todo instante. A postura errada vai pressionar o disco entre uma vértebra e outra, ocasionando dores no corpo. Nós como profissionais temos que atuar na prevenção dos problemas e na promoção da saúde, através do tratamento das disfunções, sem interferir no sistema nervoso e muscular, por meio do ajuste articular, sem uso de medicamentos.”
Tratamento pode variar
A quiropraxia enfatiza o poder natural que o corpo tem de reestabelecer seu equilíbrio. Importante lembrar que o tratamento varia de pessoa para pessoa. Ana diz que um paciente pode ficar curado com apenas uma sessão de quiropraxia e outros podem ter que realizar mais sessões, pois cada organismo dá uma resposta. E quem estiver pensando em realizar um tratamento quiropráxico, e está na dúvida se vai doer ou não, Ana tranquiliza: “O tratamento é indolor e pode ser feito desde os recém-nascidos até pessoas idosas, acometidas ou não por osteoporose ou artrose.”
Dicas
Para evitar dores na coluna e demais articulações, Ana recomenda alimentação saudável, hidratação diária (água) e a prática regular de exercícios físicos, como o alongamento de membros ao deitar e ao acordar. “Dormir de bruços (barriga para baixa) nem pensar. Nós mulheres que temos o quadril mais largo, quando formos dormir, o recomendável é colocar um travesseiro no meio das pernas para evitar problemas na coluna.”
Núcleo é apresentado
A fisioterapeuta Scheila Zuconelli, da Clínica Suprema e integrante do Nesc, apresentou as ações do núcleo setorial, criado no fim de janeiro deste ano. “Até agora trabalhamos na conscientização das pessoas que utilizam os serviços estéticos na cidade, da importância de procurar profissionais habilitados. Envolvemos também o poder público, isso porque constatamos que existem clínicas trabalhando de forma irregular. É importante as pessoas desconfiarem de tratamentos estéticos com valores muito baixos”, ressalta.
Scheila lembra que denúncias de procedimentos estéticos irregulares podem ser feitas pelo telefone (46) 3524-0269 da Ouvidoria Municipal do SUS. Dúvidas no e-mail núcleoesteticafb@gmail.com e fanpage www.facebook.com/nucleoestetica.
Galeria de Fotos