Campus Party
quarta, 03 de fevereiro de 2016
Startups do sudoeste do Paraná participaram da Campus Party 2016
Pizza Já e Minha Leitura, de Pato Branco, e Farmin, de Dois Vizinhos, foram selecionadas para o projeto Startup & Makers Camp, parte integrante do evento
A Campus Party é referência mundial nas áreas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. A nona edição, ocorrida de 26 a 31 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo, reuniu 404.056 “campuseiros”, jovens empreendedores apaixonados por tecnologia, comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia, cultura digital e representantes de empresas ligadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Empreendedores da região sudoeste do Estado também marcaram presença.
Entre atrações, a Campus Party teve o Startup & Makers Camp, espaço em que 200 startups (empresas inovadoras que estão em busca de seus modelos de negócios e atividades) puderam mostrar aos visitantes seus projetos. Dentre as selecionadas para este ano, três eram da região sudoeste do Paraná: duas de Pato Branco, Pizza Já e Minha Leitura, e a Farmin, de Dois Vizinhos.
Das três startups do Sudoeste, apenas a Farmin, que desenvolveu um aplicativo para gestão de rebanhos, não participou da Campus Party Brasil 2016. Segundo Leonardo Conchon Fávaro, um dos sócios, a empresa não conseguiu viabilizar a participação a tempo.
Já as startups de Pato Branco, Minha Leitura (que desenvolveu aplicativo para incentivar e gerenciar a leitura de livros) e Pizza Já (app que facilita pedidos de pizza), participaram do evento em categorias diferentes. A Pizza Já esteve entre as Startups em Crescimento, que aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro. Para Emanuell Dartora Cenzi, de 21 anos, idealizador do Pizza Já, a participação no Startup & Makers Camp foi bastante produtiva, abrindo possibilidades de apresentar o sistema e ampliar a rede de contatos.
“Encontramos gente do Brasil inteiro. São pessoas que trabalham com tecnologia, que desenvolvem aplicativos, empresários, investidores e curiosos que conheceram um pouco mais das empresas selecionadas. Fechei parceria com três pizzarias de São Paulo e apareceram interessados em representar o aplicativo. Foi bem surpreendente’, comemora Cenzi, que prepara o lançamento do Pizza Já em Curitiba, no início de fevereiro.
A empresa Minha Leitura, dos sócios Douglas Henrique Batista (22 anos), Moisés Meirelles (21 anos) e Jaylon Henrique da Silva (21 anos), foi selecionada para a categoria Startups Iniciantes, que reúne projetos pouco avançados, com primeiros protótipos criados e que não receberam investimento. A categoria Iniciantes aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro, período em que o aplicativo paraAndroid, que ajuda o usuário a organizar a leitura de livros, com funcionalidades como planejamento, metas de páginas diárias, lembrança de leitura e anotações, pôde ser divulgado.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de expor em um evento da magnitude da Campus Party. Esperamos que o Minha Leitura ganhe muitos novos usuários e que possamos realmente melhorar nosso negócio e ideias aproveitando as palestras, consultorias e contatos com outras startups. A Campus Party foi um bom lugar para divulgar o Minha Leitura”, ressalta Douglas Batista.
Na opinião do consultor do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, gestor do projeto de Tecnologia da Informação no sudoeste do Paraná, o programa de incentivo às startups da região está gerando resultados. “É possível identificar e dar oportunidades para novos empreendedores do setor de tecnologia, que são empresas pequenas com potencial de crescimento rápido e em busca de seus modelos de negócio. A seleção das três startups sudoestinas é o reconhecimento do trabalho realizado dentro do ambiente regional de inovação”, destaca Cesar Colini.
Sebrae/PR na Campus Party Brasil
Além do consultor Cesar Colini, a regional Sudoeste do Sebrae/PR esteve representada na edição 2016 da Campus Party por Marcio Baldo, agente local de inovação (ALI), que atuou no Like a Boss, espaço do Sebrae nacional. Além disso, o Sebrae/PR foi parceiro do Idetep (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná) na organização de uma caravana da região para a Campus Party, com apoio da Prefeitura de Pato Branco.
Galeria de Fotos