Desafio Empreendedor

quinta, 19 de novembro de 2015

Universitários do Sudoeste vão representar o Paraná na final nacional do Desafio Empreendedor

 Promovida pelo Sebrae/PR, semifinal aconteceu em Curitiba, com a participação de 40 estudantes de todo o Estado, selecionados dentre 6 mil inscritos; prêmio nacional será uma viagem internacional para destino referência em empreendedorismo

Um verdadeiro ‘duelo de titãs’, mas entre universitários. Com direito à trilha sonora de Game of Thrones, 40 estudantes de ensino superior de todo o Paraná participaram, na última semana, da semifinal presencial do Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional desenvolvida pelo Sebrae que promove, em forma de jogos virtuais, atividades que difundem os conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo para os alunos de ensino superior.

Durante três dias, estudantes de diversas cidades do Estado se reuniram, em Curitiba, para participar de oficinas, dinâmicas e provas para escolher os quatro alunos mais bem pontuados nessa fase do jogo. Ao todo, o Paraná registrou 6 mil inscrições. Lindamara Basso, Anelise Dick e Higor Moraes Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, e Denielton Biava, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Chopinzinho, terão a missão de representar o Paraná na fase nacional, que acontece de 4 a 8 de dezembro, em Brasília.

Sob o comando dos consultores credenciados do Sebrae/PR, Marlon Vaz e Carlos Guedes, os alunos foram estimulados a desenvolver o seu lado criativo, trabalhando as principais características do perfil empreendedor e a apresentar um modelo de negócios. As dez ideias mais votadas foram selecionadas para serem trabalhadas em grupo, até o final do desafio. Entre as ideias apresentadas estavam a reciclagem de produtos tecnológicos, spray de teflon, delivery de pães frescos e confecção de roupas para pessoas com necessidades especiais.

“As semifinais aconteceram simultaneamente em todos os estados brasileiros. Nessa etapa, eles receberam uma grande carga de informação e trabalhos para serem realizados em grupo, se desafiando e experimentando o comportamento empreendedor no decorrer das atividades. Essas experimentações darão condições para que os alunos sejam avaliados individualmente, e para que, dessa pontuação, saiam os finalistas”, explica Carlos Guedes.

Com algumas diferenças das edições anteriores, a coordenadora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, salientou essa é a primeira vez que acontece uma semifinal presencial. “Antes, os quatro primeiros do ranking iam direto para a final. Agora temos essa semifinal estadual, que é mais uma forma dos estudantes se prepararem para a competição nacional. Além de ser um estímulo, pois dá a chance para que mais alunos se preparem e aprendam sobre empreendedorismo.”

Na visão do consultor Marlon Vaz, “apesar de ser uma competição, um formato que os jovens gostam muito, o Desafio também possui um caráter educacional, para prepará-los a empreender com mais consistência, estimulando a compreensão do quadro de modelagem de negócios e a manter uma postura empreendedora, seja como empresário ou na condução de sua futura atividade profissional.”

Além disso, a expectativa de Rosângela Angonese é que toda a competição sirva como um impulso para que os jovens tenham uma atuação profissional diferenciada. “Espero que esses jovens tenham uma atuação mais bem-sucedida em suas carreiras e se destaquem no mercado de trabalho, tendo como bagagem todo o conhecimento adquirido no Desafio”, destaca a consultora do Sebrae/PR.

Prontos para a grande final

Integrantes da equipe que representará o Paraná na final em Brasília já estão a todo o vapor e pensando nas estratégias para trazer o título inédito de campeão para o Paraná, em dezembro. A estudante de engenharia civil da UTFRP, Lindamara de Oliveira Basso, de Pato Branco, afirma que todo o processo, até a fase da seleção para a final, fui um grande processo de superação. “Estudar, trabalhar com pessoas diferentes, validar uma ideia e defendê-la numa competição, foram momentos bastante proveitosos, de superação mesmo”, acrescenta.

A participação no Desafio Empreendedor também superou a expectativa de Denielton Biava, estudante do quarto ano de ciências contábeis da UniCentro, em Chopinzinho. “Comecei atrasado no jogo, só em julho. Aproveitei as férias e a chuva para me dedicar ao Desafio”, conta. Tanto esforço, rendeu bons resultados. “Aprendi muito mais do que eu esperava. São ensinamentos que você leva para a vida pessoal e profissional.”

Agora, os dois integrantes já formularam a estratégia para se preparem para a fase nacional. “Além de contarmos com a ajuda do Sebrae/PR, estamos buscando novas informações, modelos inovadores de negócio e, principalmente, trocando informações com os finalistas de outras edições do Desafio. Queremos trazer o prêmio para o Paraná”, garante Denielton.

 

Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos