Desenvolvimento Local

sexta, 23 de maio de 2014

Integrantes da Missão FACIAP/Garapén conhecem modelos de desenvolvimento local

Comitiva visitou o País Basco entre os dias 9 e 17 de maio

Entre os dias 9 e 17 de maio, uma comitiva de 17 executivos liderada pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná em parceria com o Instituto Garapén visitou o País Basco para conhecer a avaliar a aplicabilidade de modelos de desenvolvimento territorial a partir do comércio, indústria e serviços. O País Basco é uma das regiões mais ricas da Espanha e da Europa graças às políticas aplicadas no local.

Foco nas pessoas

San Sebastian, também conhecida como Dinostia, é a capital da província de Guipuskoa. Oficialmente, a cidade se chama San Sebastian/Donostia. Fundada em 1813, possui quase 200 mil habitantes. O comércio local - especialmente o centro histórico - foi totalmente ajustado para receber uma legião de turistas, além dos próprios moradores durante a semana e especialmente nos finais de semana.Em primeiro lugar, a mobilidade das pessoas e não dos automóveis foi pensada.

Valorização da cultura local

Os integrantes da Missão Técnica conheceram as instalações do Basque Culinary Center, faculdade de culinária criada pela agência de desenvolvimento local para desenvolver negócios baseados em uma das principais culturas locais, a gastronomia. Mais de 60% dos alunos do BCC vêm de fora do País Basco, sendo 30% de outros países e não da Espanha, incluindo o Brasil. Além de atuar em San Sebastian, onde fica sua sede, os alunos também atuam em diversos países com projetos de desenvolvimento da gastronomia local. Além do Basque Culinary Center, a Agência de Desenvolvimento de San Sebastian também trabalha com diversos outros projetos, como o turismo em torno de eventos esportivos como o Surf, por exemplo.

Negócio familiar

A comitiva visitou a Cidreria Barkaiztegi, uma pequena empresa com tradição familiar que, simultaneamente, busca competir no mundo moderno. Fundada no século 17, por volta do ano 1650, a empresa está na 10ª geração da família. A produção é artesanal e por isso a escala não é tão grande. O valor agregado está na produção, preservando ao máximo a tradição local aliada à profissionalização do processo para reduzir custos.

Capital Verde

A comitiva foi recebida pelo prefeito da cidade de Vitoria Gasteiz, Xavier Maroto. O local tem 242 mil habitantes e se tornou, em 2012, a primeira cidade com o titulo de Capital Verde da Europa, o que representa muito mais do que apenas ter políticas de sustentabilidade ecológica, mas principalmente promover qualidade de vida de seus habitantes.

Atualmente, Vitoria Gasteiz possui o 4º maior Índice de Desenvolvimento Humano - da Europa. Além disso, a cidade tem uma importante política de reciclagem de resíduos: apenas 25% dos resíduos produzidos são descartados em aterros sanitários. Outra política com resultados positivos é o incentivo ao uso de transportes públicos de qualidade e uma extensa rede de ciclovias.
Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos