Em Pauta

segunda, 21 de julho de 2014

Jefferson Nogarolli diz que prioridade para o desenvolvimento é o aeroporto regional

Com seu estilo direto, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob do Paraná, Jefferson Nogarolli, palestrou na última quinta-feira, 17, na Unioeste de Francisco Beltrão, na abertura da 12ª Convenção Empresarial da Cacispar. Ele abriu sua intervenção falando sobre uma antiga bandeira da região - o aeroporto regional. "O aeroporto regional tem de ser uma prioridade de vocês; muita gente que quer vir prá cá não vem porque sem aeroporto demora muito", disse.

Ele citou o exemplo de Maringá - município em que foi presidente da Associação Empresarial -, afirmando que essa demanda foi abraçada pela categoria e acabou se concretizando. "Com o aeroporto, o PIB do município cresceu 15%; temos hoje mais de 20 voos diários". "A região, para se desenvolver, precisa de aeroporto, linhas aéreas com horários bons", sublinhou.

Em 2006, a Amsop bancou um estudo técnico para o projeto do aeroporto regional. A área escolhida foi no município de Renascença - entre os dois municípios polos, Francisco Beltrão e Pato Branco.

O projeto, porém, está engavetado. Francisco Beltrão teve, entre 2011 e 2012 uma linha aérea regular, mas os horários eram ruins e os preços elevados. Acabou fechando, embora no seu histórico tenha tido meses de grande volume de passageiros, tanto se deslocando para Curitiba quanto vindo da capital. Atualmente a região não tem linha aérea.

Representatividade política

Outro ponto que Jefferson bateu firmemente foi a questão política. "É preciso ter representatividade política, sem representatividade política não se vai a lugar nenhum."

Ele deu o exemplo de Maringá que em determinada eleição elegeu apenas um deputado federal e dois estaduais - numa região polo paranaense, com mais de 600 mil habitantes na área metropolitana de Maringá (município que tem 400 mil habitantes). "Então nos mobilizamos, fomos à luta, para a próxima eleição fizemos uma campanha para se votar em deputado do município e região. Fizemos 40 mil camisetas, milhares de cartilhas, tudo com material doado, tivemos apoio da imprensa, igrejas, rotarys, lions, toda a sociedade. Resultado: elegemos quatro federais e cinco estaduais.

Conselho de desenvolvimento

A palestra de Jefferson foi um resumo de uma série de experiências aplicadas em Maringá e que deram certo para o desenvolvimento e crescimento local e regional. O conselho de desenvolvimento, por exemplo, ele destacou que "não é o prefeito que nomeia". São 22 nomes, sendo apenas seis indicados pela administração municipal e os demais 16 são da iniciativa privada. "Se a causa for boa, honesta, e a sociedade se mobilizar, as conquistas acontecem", estimulou.

Sopa com colher

Jefferson disse também que é preciso otimizar o tempo, não gastar energia desnecessariamente. Deu o exemplo de se tomar sopa com um garfo: "Vai demandar um grande esforço e não vai matar a fome", metaforizou.

Outra ação prática dita por ele foi a assessoria que a visão empresarial deu para as ONGs do município, transformando o resultado do trabalho mais eficiente.

Patrocinadores

A realização da convenção foi da Cacispar, Faciap e Copes. E o patrocínio foi do Sicoob, GarantiSudoeste, BRDE e Itaipu. E o evento teve apoio da CDI, Sudoeste Online, Supera Systemas, Fixar, Sicredi, Megasult e Prime. Parceiros: Sebrae e Unioeste.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos