Encontro

segunda, 21 de julho de 2014

Associações Comerciais se reúnem em Encontro do Capacitar

Trinta Associações Comerciais, que estão participando do programa Capacitar 2014 se reuniram nos dias 15 e 16 de julho, na ACIG - Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, para o treinamento de presidentes e executivos. O Capacitar está presente no portfólio da FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná com o objetivo de impactar positivamente a gestão de entidades do sistema associativista paranaense.

De acordo com o gestor do programa, Márcio Vieira, as Associações Comerciais (ACEs) que recebem a metodologia sistêmica adquirem novas oportunidades para alcançar a excelência em gestão. "O Capacitar trouxe um novo fôlego para as entidades que antes contavam com apenas um ou dois produtos e serviços. É necessário preparar a equipe para trabalhar com visão de mundo e para que ela esteja preparada para transformações. Hoje temos ferramentas para auxiliar na conquista da sustentabilidade da Associação Comercial", afirma.

O diretor do IDO Brasil - Instituto para o Desenvolvimento de Organizações, Paulo César Ferreira, realizou, juntamente com o gestor, o treinamento. Ele destacou algumas premissas a serem seguidas na gestão da Associação Comercial. "Apenas 5% das entidades do Sistema são desenvolvidas, então há muito o que trabalharmos. As entidades devem atuar de modo que o seu lucro seja consequência de um bom trabalho para atrair associados com produtos, serviços, promoção da cultura associativista e defesa dos interesses dos associados", disse.

O primeiro passo no programa é a construção do planejamento estratégico a ser seguido pela diretoria e colaboradores, ponto abordado também na palestra de Robson Dutra, realizada durante o encontro, e destacado pela presidente da ACIAL - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa, Suzana Gorninski: "antes de participarmos do programa Capacitar, fazíamos campanhas mas não havia o mesmo planejamento. Tivemos bons resultados, mas hoje me sinto mais preparada para lançar novos produtos e serviços com mais segurança", avaliou.

Alguns aspectos como definição de posicionamento da entidade e identificação de mercados para aprimoramento de gestão também foram destacados. O presidente da Acicla - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo, Marcelo Weber, está iniciando o seu mandato e viu na capacitação um norte para sua atuação. "Achei importante tratarmos principalmente do relacionamento com a equipe para melhor estruturar nossas ações. Já pretendo adotar algumas novas medidas em relação a prestação de serviços", adiantou.

O executivo da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel, César Ióris, elogiou a interação entre entidades para aplicar novos modelos na sua entidade. "Estamos na segunda etapa do Capacitar, então já estamos praticando alguns itens apresentados no treinamento, mas achei importante este encontro para reforçar todos os passos. Percebemos também que vários modelos simples, aplicados em Associações menores, também podem ser utilizados na nossa entidade", destacou.

Desenvolvimento Local

As Associações Comerciais, além de prestadoras de serviços para o associado, também devem atuar como representantes dos interesses do empresariado e como indutoras do desenvolvimento local. "Uma das ações que pode auxiliar todo um município é a criação de um Conselho de Desenvolvimento Local, o qual pode ser articulado pela própria ACE. Alguns modelos já estão presentes no Paraná e podem ser levados a outros municípios", comenta Márcio. Alguns exemplos de sucesso estão nos municípios de Maringá, Foz do Iguaçu, entre outros que estão em fase de criação. Ele também apresentou como case de sucesso a região do País Basco, que possui um dos mais altos índices de desenvolvimento na Europa. Em maio, uma equipe coordenada da FACIAP visitou o local para entender como as ações voltadas para o desenvolvimento local transformaram cidades.
Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos