Dois Vizinhos sediou, na tarde de sexta-feira, 18, o Encontro Regional de Provedores de Internet do Paraná. O evento foi realizado no Hotel Lago Dourado e reuniu empresas do Sudoeste e Oeste do Estado. As empresas anfitriãs foram a Dez Telecom e a Ampernet.
A reunião já é realizada há alguns anos, mas nunca tinha acontecido no Sudoeste. "Esse evento surgiu através de uma iniciativa de provedores do Oeste do Paraná que convidaram vários empresários do ramo para formar um evento onde se discutisse os problemas do nosso dia a dia. Era um encontro bastante informal, onde se levantavam alguns temas. Foram diversas edições em diferentes cidades e, em maio, na cidade de Assis Chateaubriand, onde convidaram a gente para sediar o evento. Assim, a Dez Telecom e a Ampernet Telecom, organizaram essa edição no Sudoeste do Paraná", conta Sidnei Batistella, sócio-proprietário da Dez Telecom.
Diversos assuntos foram discutidos durante o evento. "Temos diversos temas interessantes que os provedores estão passando no dia a dia. As nossas preocupações, as nossas necessidades para conversar hoje. As mudanças de regulamentação, as adaptações, as novas regras fazem com que a gente sofra bastante. Também vamos discutir o novo marco civil da internet que entrou em vigor no último dia 8. Temos uma palestra sobre esse assunto. A questão da mudança de tecnologia, que acontece todos os dias, as dificuldades de apoio do governo e, claro, a demanda que vem crescendo e que a gente tem que correr atrás para acompanhar", completa.
Associação brasileira presente
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) foi representada pelo diretor executivo Breno Vale. Ele falou, basicamente, sobre as negociações para baratear o preço na utilização dos postes das concessionárias de energia. "A gente tem negociado muito com o governo nessa demanda essencial para os provedores. Temos uma disparidade de valores muito grande entre as concessionárias e a Abrint está tentando mediar uma forma de obter um valor único para o país todo. Isso vai ajudar o provedor regional entregar banda larga mais rápida para os assinantes", resume.
Fonte: Jornal de Beltrão