Inovação
terça, 11 de abril de 2017
Sebrae/PR apresenta novas estratégias de desenvolvimento territorial na regional Sul
Lideranças públicas e empresariais da região sudoeste e da microrregião de União da Vitória prestigiaram a apresentação das novas estratégias da regional Sul do Sebrae/PR para o desenvolvimento territorial. O evento aconteceu no restaurante Ferreira, em Pato Branco, na noite de quinta-feira, 6 de abril, e reuniu aproximadamente cem pessoas. Na oportunidade, a Diretoria Executiva empossou o gerente da regional Sul, Cesar Giovani Colini Gonçalves. Também foi anunciado que Joailson Antonio Agostinho, que comandou a regional Sul nos últimos 17 anos, assume a gerência da nova Unidade de Atendimento Empresarial (UAE), de caráter estadual, na sede do Sebrae/PR em Curitiba.
A solenidade contou com a presença dos diretores do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, Julio Cesar Agostini e José Gava Neto, e lideranças de setores produtivos como o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; o deputado estadual Guto Silva; o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Oradi Caldato; Robson Cantu, vice-prefeito de Pato Branco; Jair Divino dos Santos, presidente da Coordenadoria da Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Maria Salette Rodrigues de Melo, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul); e o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio), Ulisses Piva.
Após a assinatura do termo de posse, o novo gerente, Cesar Giovani Colini Gonçalves apresentou números gerais da regional Sul e também das metas para 2017. A previsão é atender 9.200 empresas neste ano (1.100 a mais do que em 2016) e ampliar para 920 as empresas atendidas com soluções de inovação (crescimento de 14% em relação ao ano passado). As capacitações empresariais deverão crescer 10% até dezembro.
Estratégias e previsões
Na linha de educação empreendedora, a projeção é alcançar 210 cursos do Ensino Superior na regional Sul e 100% das escolas dos municípios que participam do programa Cidade Empreendedora. A estimativa é que o convênio terá impacto em 20 mil alunos.
Na área de Ambiente de Negócios, pretende-se que 80% dos municípios que integram o Cidade Empreendedora tenham Sala do Empreendedor em operação. Há ainda a meta para a formação de 21 comitês locais das MPEs (micro e pequenas empresas). Atualmente, são três: Território Iguaçu (região de União da Vitória); Território Fronteira (Barracão, divisa com Bernardo de Irigoyen, Argentina); e Território Sudoeste. A implantação do Sistema Regional de Inovação (SRI) no Território Iguaçu faz parte do planejamento, entre outras iniciativas.
Vitor Tioqueta comentou sobre as estratégias da regional Sul para este ano. “Começa com a mudança da gerência. É uma alegria contar com Joailson Agostinho, que fez um trabalho muito bom frente à regional, na nova gerência em Curitiba, levando a experiência como gerente de atendimento. E a regional Sul, com um novo desafio, aumentando a área territorial, de União da Vitória até São Mateus do Sul. O novo gerente, Cesar Giovani Colini, é um técnico que vem demonstrando toda sua competência nos últimos anos, aqui na região”, resumiu o diretor super-intendente. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, falou da movimentação ocorrida em função do rearranjo gerencial. “É um novo momento, com a renovação dos comandos, e um desafio para aqueles que estão assumindo. Mas a dinâmica junto aos empreendedores, às micro e pequenas empresas, o relacionamento com as prefeituras, com a comunidade, faz do Sebrae/PR referência nacional”, elogiou.
Campagnolo completou dizendo que a ampliação da presença do Sebrae/PR junto a União da Vitória e municípios vizinhos deverá reduzir as disparidades e promover a integração regional. Para o presidente da Cacispar, Jair Divino dos Santos, as novidades anunciadas são bem vindas. “O Sebrae/PR tem um papel importante no apoio aos empreendedores e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e social da nossa região. A equipe da regional Sul é valorosa e continuará dando muitas alegrias para o Sudoeste”, frisou Jair.
Novo desafio
Joailson Antonio Agostinho começou no escritório de Francisco Beltrão do Sebrae/PR, em abril de 1991. Exerceu o cargo de gerente da regional Sul nos últimos 17 anos. Desde o começo deste mês, gerencia a Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae/PR, em Curitiba. Criada recentemente, a UAE é estadual e trabalha com quatro das seis diretrizes primordiais do Sebrae.
Joailson agradeceu o apoio dos empresários e lideranças públicas presentes e ressaltou a importância das parcerias para o desenvolvimento dos projetos destinados aos empreendedores.
O novo gerente da UAE também elogiou a equipe da regional Sul do Sebrae/PR e agradeceu pelo apoio recebido. Por fim, agradeceu a confiança da diretoria do Sebrae/PR, que o designou para comandar a nova unidade estadual.
“De um lado, há o sentimento de deixar um projeto tão importante como o desenvolvimento dos territórios do Sudoeste e do Iguaçu. Por outro, a motivação de enfrentar um novo desafio ao assumir a Unidade de Atendimento Empresarial”, disse, emocionado, Joailson.
Sinergia
Cesar Giovani Colini Gonçalves, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Empreendedorismo e Gestão de Negócios foi admitido no Sebrae/PR, em 1993, em Curitiba. Atua na regional Sul, com sede em Pato Branco, desde 2002. Até assumir o cargo de gerente, era gestor dos programas de Startup, Inovação e Tecnologia e Tecnologia da Informação na regional.
Cesar afirmou que assume o cargo com a missão de dar continuidade aos projetos e ações já pactuados para este ano e também destaca o desafio de trabalhar com o desenvolvimento do Território Iguaçu.
“A regional Sul incorporou o atendimento a nove municípios que integram a Amsulpar (microrregião de União da Vitória). A próxima etapa será instalar um escritório de articulação do Sebrae/PR em União da Vitória, o que deverá acontecer entre quatro e seis meses”, adiantou.
O novo gerente observou que está na equipe da regional Sul há 15 anos e que a relação de confiança com os consultores e técnicos contribuirá para estabelecer sinergia na atuação.
“Conto com o apoio da comunidade empresarial e das lideranças políticas para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae/PR nos 51 municípios da regional Sul”, completou.
Galeria de Fotos