InovAtiva Brasil

quinta, 20 de agosto de 2015

Startups do sudoeste são selecionadas para participar de programa nacional com foco em inovação

Edital do MDIC elege 125 novos negócios em todo o País para ciclo de aceleração; empreendimentos da região têm perspectivas de crescimento

Duas jovens empresas de tecnologia da informação e comunicação da região sudoeste do Paraná, mais especificamente do município de Dois Vizinhos, estão selecionadas para o ciclo de aceleração 2015 do InovAtiva Brasil, considerado o maior programa de capacitação, mentoria e conexão de negócios nascentes - as chamadas startups. Os dois empreendimentos, a Farmin e a Previseme, selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), estão incubados no Sudotec – Desenvolvimento e Tecnologia.

Startups são empreendimentos gerados a partir de ideias inovadoras e promissoras, principalmente associados à área de tecnologia, que se mostraram extremamente lucrativos, sustentáveis e de alto impacto. As startups têm revolucionado o mercado ao apresentar novos modelos de negócios em todo o mundo, inclusive na região sudoeste paranaense, que possui um ecossistema favorável para a criação de novas empresas, graças à presença de ‘atores’, como incubadoras, poder público, entidades, grupos de investidores e universidades.

As startups da região estão entre 125 aprovadas pelo MDIC, em 14 estados, avaliadas por meio de critérios, como grau de inovação, potencial de mercado, validação da solução e equipe de startup. Um resultado que demonstra o crescimento e nível em que os empreendimentos inovadores da região se encontram.

“São duas startups conduzidas por jovens empreendedores, que demonstram o potencial e o ecossistema de inovação, vividos hoje no Sudoeste. Até o final do programa, previsto para novembro, as duas empresas poderão participar da maior banca de apresentação de startups do Brasil, com a oportunidade de apresentar seus negócios para investidores nacionais e do exterior”, destaca Cesar Colini, gestor regional do Programa Startups do Sebrae/PR.

A Farmin (www.farmin.com.br), também está selecionada no Programa Lisbon Challenge, entre mais de 600 startups do mundo inteiro, em Lisboa Portugal. A empresa, criada pelos engenheiros de software Leonardo Favaro e Diego Camilotto, tem no mercado um software de gerenciamento indicado para rebanhos caprinos, ovinos e bovinos, com a proposta de melhorar a qualidade do rebanho pelo monitoramento de índices zootécnicos.

Favaro conta que os dados coletados no campo e os registros de rotina do manejo servem de base para o software da Farmin analisar e apontar as melhores decisões. A coleta de informações pode ser feita por um celular ou tablet com o sistema android, mesmo sem internet ou sinal de celular.

“As informações ficam disponíveis em painéis gráficos que permitem uma rápida análise e tomada de decisão. Por exemplo, é possível identificar se um animal está com o ganho de peso abaixo da média do rebanho, detectar a prenhez de uma matriz ou mesmo saber qual o reprodutor mais apto e as fêmeas mais receptivas”, ilustra.  A Farmin já possui 85 clientes e, de acordo com Favaro, espera utilizar a experiência no InovAtiva Brasil para desenvolver ações demarketing e vendas, bem como encontrar novos investidores.

Hamilton Pinheiro, especialista em bancos de dados, e Diego Maehler, arquiteto de software, são os criadores da Previseme, startup que oferece agentes virtuais para serviços de atendimento (www.previseme.com) e é outra selecionada pelo programa do MDIC. Na prática, o sistema de atendimento virtual feito com “robôs” elimina ruídos na comunicação, agiliza o atendimento e gera informações sobre clientes e seus negócios.

“Disponibilizamos uma ferramenta de auxílio avançado a suporte de primeiro nível. Por exemplo, no site de uma empresa de software, um cliente loga com seu usuário e passa a ser atendido pelo assistente virtual, que utiliza a sua base de conhecimento para efetuar o serviço”, descreve Hamilton.

A Previseme também já obteve destaque com seu produto em eventos como a Campus Party 2015, onde foi selecionada entre 100 startups do Brasil emEarly Stage, na vertical Big Data.  A empresa conta com três clientes e, até o final deste ano, tem como meta chegar ao número de cinco. Entre eles, a Prefeitura de Dois Vizinhos e duas empresas de tecnologia da informação (TI) da cidade. Em setembro, a Previseme implanta seu sistema para uma empresa de São Paulo.

Tanto a Farmin quanto a Previseme iniciaram seus projetos em janeiro de 2015 dentro da incubadora do Sudotec. As duas integram o Núcleo de Startup do Sudoeste e participam do Circuito Sebrae/PR de Startup na região, onde  podem participar de capacitação em análise e melhoria dos seus modelos de negócios.  Elas também já receberam consultorias técnicas por meio do Sebraetec – Serviços de Inovação e Tecnologia, que as auxiliou no desenvolvimento da empresa.

Dentro do ciclo de aceleração 2015 do InovAtiva Brasil, até o final de setembro, as startups cumprem mais uma fase do projeto. Desta fase, as 100 melhores seguirão para a etapa final do programa do MDIC.

 

 

 

Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos