Investimento

terça, 17 de junho de 2014

Garantioeste investe em parcerias com prefeituras

O plano de trabalho da nova diretoria da Garantioeste, empossada no final de março, vai priorizar o estreitamento das relações com as prefeituras dos 50 municípios que compõem a área de atuação da principal Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) do Paraná. O objetivo é sensibilizar o Poder Executivo local a aportar recursos públicos no fundo de risco da SGC. “Isso já está sendo articulado em vários municípios, a exemplo de Toledo, mas requer paciência, pois depende da aprovação de projetos de lei nas câmaras municipais”, pondera Augusto Sperotto, vice-presidente da garantidora de crédito.

A estratégia de ação visa tornar o fundo de risco da Garantioeste mais robusto e, consequentemente, criar as condições para aumentar o volume de recursos para a emissão de cartas de aval. A decisão deverá gerar um círculo virtuoso tanto para o poder público quanto para os pequenos negócios na medida em que provocará um aquecimento da economia e fomentará o desenvolvimento local.

Os recursos aportados pelo orçamento público municipal retornarão para os cofres públicos por meio da arrecadação de impostos. “As prefeituras podem inserir essa prática no contexto de suas políticas públicas de fomento, pois, ao invés de investir somente na construção de parques industriais ou na atração de empresas de fora mediante incentivos fiscais, contarão com um novo instrumento para alavancar o desenvolvimento local”, defende Weniston Abreu, analista de Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

Desse modo, o investimento trará benefícios diretos e indiretos e imediatos e duradouros para as prefeituras municipais. A parceria do poder público com a Garantioeste também será decisiva para os empreendedores da cidade terem mais facilidade de acesso ao crédito. “Isso favorecerá milhares de micro e pequenas empresas, que poderão utilizar os recursos aportados no fundo de risco das SGC para garantir os empréstimos”, explica Weniston.

Além da aproximação com os gestores públicos municipais, a Garantioeste planeja reforçar as parcerias existentes com cooperativas e instituições financeiras e ampliar a rede de relacionamentos com outras entidades. “Queremos ganhar mais espaço e mercado e acreditamos que o número de garantias que hoje emitimos é insignificante perto do potencial oferecido pelo mercado. Portanto, buscaremos novos parceiros e novos sócios para que as cartas de garantias se tornem o diferencial para o crescimento da empresa”, projeta Sperotto.

O vice-presidente da Garantioeste lembra que as ações devem estar diretamente relacionadas com o objetivo principal de promover o desenvolvimento local e fortalecer os pequenos negócios. “Queremos baratear os juros, simplificar as operações de crédito e criar um novo patamar de relacionamento com as instituições financeiras”, reforça Sperotto.
Fonte: Portal das SGC

Galeria de Fotos