No mês passado, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, assinou convênio entre Junta Comercial, Sebrae, Secretaria Estadual da Fazenda e a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio para a implantação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim) no Estado. Com isso, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de novas empresas poderá ser efetuado nas unidades da Jucepar. Conforme Akel, a medida dispensará aos usuários de se dirigirem às unidades da Receita Federal, gerando economia de tempo e dinheiro no processo de abertura de empresas. “Com a emissão do CNPJ sendo feita pela Jucepar, a abrangência de localidades que emitirão o documento será ampliada, já que contamos com 64 escritórios em todas as regiões do Estado”, aponta.
E no início deste mês de agosto, o relator da Junta Comercial do Paraná – Agência de Francisco Beltrão, Victor Galvão, participou em Curitiba de treinamento na Receita Federal, com a finalidade de implantação do convênio. A emissão de CNPJ diretamente pela entidade beltronense começa a ser feita a partir do dia 25 de agosto. “A Junta é onde nasce a empresa. Vejo que nesse momento a entidade está sendo reconhecida. Com esse convênio vai dar mais agilidade ao usuário”, analisa Victor. Segundo o relator, no primeiro semestre deste ano foram constituídas 308 empresas em Beltrão. No Estado foram constituídas 21.878 no mesmo período. “Quanto às extinções, no primeiro semestre foram 86 empresas extintas na cidade. No mesmo período do ano passado foram 102 empresas que foram extintas”, informa.
Convite
Nesta quarta-feira, 20, representantes da Jucepar e contadores estão convidados a participar de reunião às 9h, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). No encontro será explicado o funcionamento do convênio, além de orientações gerais dos serviços realizados pela Junta.
*Com informações do site juntacomercial.pr.gov.br
Fonte: Assessoria de Imprensa ACEFB