Liderança

quarta, 07 de maio de 2014

Escola de Líderes do Sebrae forma turma em Dois Vizinhos

Orientações sobre liderança foram repassadas em treinamento de 40 horas oferecido pela entidade

A Escola de Desenvolvimento de Líderes do Sebrae/PR concluiu a capacitação de uma nova turma no sudoeste do Estado, no final de abril, em Dois Vizinhos. A Escola trabalha a reflexão sobre o papel do líder e o desenvolvimento de seu poder de influência transformadora em seu local de atuação. Quatro módulos, com os temas cultura da liderança, perfil e atitudes do líder e motivação na liderança empreendedora e transformadora, formaram o conteúdo da capacitação.

O treinamento foi dirigido para empresários e pessoas que já atuam em entidades empresariais, em potencial e experiência, para assumir maiores responsabilidades nas entidades que representam. Da mesma forma, contribuiu para a formação de uma nova geração de líderes conscientes da importância da atuação das lideranças na sociedade, além das fronteiras empresariais. No total, 20 pessoas concluíram a capacitação em Dois Vizinhos.

Parte do Programa de Liderança, a Escola de Líderes funciona como uma de três soluções pensadas para ampliar o conceito de liderança nos pequenos negócios paranaenses. O Programa ainda engloba o Workshop de Liderança, Missão Técnica Internacional e a Escola Avançada de Lideranças.

No encerramento da Escola de Líderes, aconteceu a tradicional plenária aonde os participantes apresentaram um projeto final, composto por ações pensadas durante o treinamento. Em Dois Vizinhos, os projetos finais desenvolvidos pelas lideranças se concentraram nos temas mobilidade urbana, integração de entidades e jovens.

Para Renata Maria Marcon, a capacitação traz inovações com relação a técnicas para formação de lideranças e, acima de tudo, pela integração gerada entre pessoas e entidades. “Acredito que motiva e desperta a participação, o envolvimento social das pessoas. Por isso, foi importante a realização dessa turma pelo Sebrae na nossa cidade”, pondera. Sobre o projeto final, que desenvolveu com o seu grupo com o tema mobilidade urbana, Renata justifica como uma amostra do resultado do Programa diante de um desafio de crescimento que hoje também é realidade na cidade.

“O meio que você vive precisa ter condições para você e a comunidade crescer. E um dos grandes desafios hoje é a questão da mobilidade urbana. A frota de veículos cresceu e as ruas são praticamente as mesmas. Partindo dessa análise, nosso grupo buscou elaborar algo para ajudar a comunidade e o poder público a enfrentar esse desafio”, comenta.

O grupo do administrador André Lima trabalhou o tema jovens, estimulado os mesmos a se engajar em ações cidadãs, envolvendo atividades culturais, de lazer e profissionais. A proposta, em linhas gerais, é criar alternativas para a juventude local participar mais da sociedade como um todo. “O nosso projeto foi pensado para os jovens. Para discutir com eles medidas para promover novas atividades, criar locais de convivência e construção de ideias, envolvendo lazer, cultura, esportes e cidadania”, completa. Sobre a Escola de Líderes, André Lima destaca que a mesma agregou conhecimento e estimulou a participação em sociedade, destacando como ponto forte a troca de experiências e o trabalho em equipe.

Consultor e gestor de projetos do Sebrae/PR, Nézio José da Silva, analisa que o objetivo de formar gestores capazes de disseminar a cultura de liderança além das fronteiras empresarias foi atendido em Dois Vizinhos. “A Escola de Líderes potencializa o papel de pessoas para que possam, através da participação nas entidades de representação empresarial, ajudar na criação de um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas, porque são as pessoas que transformam, que fazem o desenvolvimento econômico acontecer nas empresas, cidades e regiões onde vivem”, conclui Nézio.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos