PATO BRANCO

terça, 28 de agosto de 2018

AEROPORTO JUVENAL CARDOSO SERÁ VISTORIADO EM SETEMBRO

Nessa segunda-feira (27), o Município de Pato Banco confirmou o agendamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a vistoria do Aeroporto Juvenal Cardoso para 11 de setembro.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, que desde que assumiu a pasta vem se dedicando para a efetivação do aeroporto, na sexta-feira (24), a Anac confirmou a inspeção no mês de setembro. Ele também confirmou que os técnicos devem ficar no município dois dias.

Braun disse que a demora para a vistoria é devido à agenda da Anac. “Pato Branco entrou em uma fila e agora que veio a confirmação”, pontuou, ao comentar que desde o ano passado as obras atribuídas ao caderno de exigência já estão prontas.

Ele também disse que as intervenções feitas, em junho, quando técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) estiveram em Pato Branco, foram “ajuste de detalhes, uma vez que o que está na legislação nós fizemos muito antes.”

O prefeito Augustinho Zucchi disse que o Município está preparado para a vistoria. “Nós aguardamos com grande esperança e entusiasmo esta vistoria, porque é o coroamento de um trabalho de muito tempo.”

De acordo com ele, existe uma grande expectativa para que após a vistoria se tenha condições de marcar o primeiro voo comercial. Ele ainda destacou a relevância desta vistoria para Pato Branco, mas também estendeu para a região.

Asfalto

Além de comentar o agendamento da vistoria, o secretário Osmar Braun Sobrinho confirmou que existem alguns pontos com problemas na pista do Aeroporto Juvenal Cardoso.

Contudo, Braun enfatizou que “isso não tem nada a ver com a Anac”, segundo o secretário “é um problema da empresa que fez o asfalto e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) que foi quem fiscalizou a obra”, afirmou, lembrando que a obra foi realizada com recursos do governo do Estado.

Junto com a pavimentação da pista, o Estado que investiu R$ 2.415.986,09, que envolve também a sinalização do pátio de manobras. A contrapartida do Município foi o investimento de cerca de R$ 311 mil, para a base e drenagem do pátio de manobras.

Conforme Braun, o problema da pavimentação da pista não é impedimento para a vistoria e análise de documentação, uma vez que já foram obtidos os laudos necessários da pista — PCN, que determina a espessura do pavimento e o de atrito. “Anac vindo a Pato Branco vai confirmar com a documentação que temos”, disse o secretário.

O Diário do Sudoeste tentou contato com o chefe do escritório do DER, Mascus Talamini, que está em viagem.

Fonte: Diário do Sudoeste

Galeria de Fotos