Plano de Desenvolvimento

quinta, 08 de maio de 2014

Otimismo pelo Sudoeste marca o dia da assinatura de plano de desenvolvimento

"Como disse o Samek, quem mora aqui, quem está aqui no dia a dia, não percebe, mas nós que estamos fora, quando retornamos percebemos as mudanças, o Sudoeste, através de suas entidades e de suas lideranças, está se desenvolvendo e isso deve nos orgulhar; de mãos dadas teremos um Sudoeste, um Paraná, um Brasil mais justo e mais digno".

As palavras foram do presidente da Fiep, empresário de Capanema Edson Campagnolo, na fala que foi logo em seguida à de Jorge Samek, presidente da Itaipu, ontem à tarde na Amsop, lotada de autoridades regionais. O objetivo do encontro foi a assinatura do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste, e contou também com a rubrica do Sebrae, Amsop, Fecomércio, Cacispar e Agência de Desenvolvimento Regional, que vai coordenar o processo.

E qual será o processo? "O plano visa empreender forças para estimular o desenvolvimento de novos e potenciais setores da economia local. Trata-se de um programa de médio prazo que vai estimular o crescimento de setores da indústria de tecnologia, informação, transformação, setor de serviços, comércio e agronegócio. Propõe, ainda, a organização das iniciativas para o desenvolvimento conjunto da região, buscando maior sinergia entre instituições públicas e privadas em suas propostas de ações e projetos. No âmbito do Plano, as ações regionais de desenvolvimento são guiadas por uma visão de futuro e implementadas segundo eixos estruturantes", informou a assessoria de imprensa da Amsop.

Edson Campagnolo lembrou do Alerta Sudoeste, de 1995, quando a região "fechou suas portas" (comércio, escolas, indústrias, serviços, bancos...) durante um dia inteiro, protestando em defesa de medidas em favor do desenvolvimento. "Celular já era moda no país, e aqui a gente não tinha sinal", comentou. "A aduana estava pronta, mas a burocracia impedia seu funcionamento", completou, dando outro exemplo sobre os itens daquela manifestação de 19 anos atrás.

Samek: "Cada vez que venho aqui vejo um Sudoeste melhor, o Sudoeste, como o Oeste, vive o melhor momento de sua história, e assim é o desenvolvimento, minha gente, quando todos são partícipes; é um orgulho para vocês sudoestinos ter as lideranças do quilate que vocês têm, lideranças que são um orgulho para o Estado e para o país".

Pelo Sebrae estadual, o pronunciamento do superintendente Vítor Tiocheta também foi nesta direção: "essa união de entidades, essa integração, isso a gente só vê aqui no Sudoeste", afirmou.

"Isto é um grande projeto, uma grande iniciativa; unidos faremos a diferença", disse o prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortiña (PR), também presidente da Amsop.

O plano dividiu o Sudoeste em cinco microrregiões - Fronteira, (12 municípios), Dois Vizinhos (9), Francisco Beltrão (9), Pato Branco (7) e Palmas (5). O diretor da Agência, Célio Bonetti, explicou que ao somar entidades industriais, do comércio, serviço, indústria, agricultura e agricultura familiar, o plano passou a ser abrangente e organizado para contemplar a cadeia produtiva como um todo.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos