O projeto Plantando Vida, do Rotary Clube de Francisco Beltrão 3º Milênio, conquistou a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, na categoria ´Recuperação de Áreas Degradadas´. O Rotary Clube receberá o troféu ´Onda Verde´ do 20º Prêmio Expressão de Ecologia, durante o Fórum de Gestão Sustentável 213. O prêmio é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente e será entregue no dia 16 de agosto, em Florianópolis.
Para a coordenadora do projeto, Ivânia Menin, esse é mais um resultado do trabalho da entidade. "Para nós voluntários é uma grande conquista. É preciso agradecer a parceria da Sanepar, IAP, IBAMA, das escolas do campo e do ex-prefeito Wilmar Reichembach, que através das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente colaboraram muito com o projeto. Nós esperamos que a atual administração, continue com essa importante parceria", declarou Ivânia.
A iniciativa do Rotary Clube 3º Milênio, em 2013, fará sete anos de produção de mudas de árvores nativas, junto com o Viveiro Municipal e com os alunos das escolas do campo. Nesse período já foram catalogadas 132 espécies e produzidas mais de três milhões de mudas.
Os alunos das escolas do interior do município recolhem as sementes das árvores nas propriedades onde moram. Após esse processo, as sementes são despolpadas, conservadas e secas. Depois das sementes estarem prontas, elas são armazenadas no Viveiro Municipal, onde irão virar mudas.
"Nossa intenção agora é conseguir parceria com técnicos ou com universidades. Acreditamos que com ajuda especializada poderemos fazer muito mais. É uma grande satisfação poder distribuir espécies de árvores que já foram consideradas extintas", conta Ivânia.
As mudas de árvores nativas estão disponíveis para população, gratuitamente, no Viveiro Municipal. Qualquer pessoa pode buscar até 150 unidades. Quem precisar de mais, deve pedir uma requisição na secretaria municipal de Meio Ambiente.
Fonte: Jornal de Beltrão