Na tarde de ontem, empreendedores de Francisco Beltrão receberam certificados de participação do Programa Paraná Bom Negócio, no Centro Empresarial. Este ano, formaram três turmas capacitadas gratuitamente e que agora terão facilidades de financiamentos do Programa Banco Empreendedor Paraná. Na oportunidade também foram certificados empresários do turismo rural participantes dos cursos de Oratória e os taxistas, que participaram do curso Qualidade no Atendimento ao Turista.
O evento certificou as turmas 9, 10 e 11 do Paraná Bom Negócio no município. A 12º turma inicia no dia 6 de outubro. Para o diretor do campus local da Unioeste, Haroldo Moreira, é uma honra presenciar a entrega dos certificados. "É importante que a instituição saia das quatro paredes. A universidade só é universidade quando ela está em contato com a comunidade. Essa mistura promove uma mão dupla de aprendizagem", enfatiza o diretor.
O Programa Paraná Bom Negócio é coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e operado pela Fomento Paraná. E, em Beltrão, acontece por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Unioeste e Banco do Empreendedor. O programa tem o objetivo de fortalecer as economias locais e melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenos empresários.
Os cursos para os empresários do turismo rural e para os taxistas foram realizados pela secretaria municipal e o Senac. A parceria é muito importante para o Senac, segundo a gerente Adriana Salvadori. "Nós só teremos desenvolvimento se trabalharmos a educação. Eu me coloco a disposição para continuarmos fazendo este trabalho", afirma.
"Parcerias dão garantia da formação"
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Jovelina Chaves, também frisa a importância de estabelecer bons parceiros. "Ter parceiros como a Unioeste e o Senac dão garantia da formação que queremos quando abrimos turmas. Nós buscamos dar um pouco de conhecimento empresarial e para nós é de grande valia saber que tem esta ferramenta para ajudar as empresas", fala a secretária.
Prefeitura cobra de empreendedores área institucional em novos loteamentos
Jovelina ainda reforça que as portas do Banco do Empreendedor estão abertas para os empresários buscarem recursos e "quem faz o curso Bom Negócio tem uma linha de financiamento especial".
Fonte: Jornal de Beltrão