REGIÃO
segunda, 30 de julho de 2018
STARTUP DO SUDOESTE DO PARANÁ ESTÁ ENTRE AS MAIS INOVADORAS DO PAÍS
Recentemente, o Movimento 100 Open Startups, plataforma internacional que conecta startups a grandes empresas, divulgou o 100 Open Startups Ranking. A lista, que apresenta as startups mais atraentes de acordo com o mercado corporativo brasileiro no período de um ano, inclui a EdukaMaker, de Francisco Beltrão. A startup aparece na 78ª colocação no geral e entre as dez primeiras na categoria Educação. O estudo envolveu cerca de 4.600 startups ativas.
No ranking, a atratividade é medida por meio de critérios objetivos, relacionados às relações comerciais estabelecidas por startups e grandes empresas. O processo de avaliação envolveu 9.000 executivos avaliadores, 800 grandes empresas conectadas e 32 mil avaliações registradas. Participaram do ranking 451 cidades, em 35 países.
Diego Bassani e Henrique Camargo, fundadores da EdukaMaker, de Francisco Beltrão (Crédito: Arquivo pessoal)
A EdukaMaker teve início há dois anos. Os fundadores e sócios Diego T. Bassani e Henrique A. Camargo, que se conheceram no curso de Licenciatura em Informática, tiveram a ideia de desenvolver soluções para o setor educacional. Os primeiros passos foram no Hotel Tecnológico da UTFPR - Campus Francisco Beltrão.
Segundo Diego Bassani, a EdukaMaker utiliza a metodologia Maker (faça você mesmo, em tradução livre) para apresentar soluções para o setor educacional. “O objetivo é sanar vários problemas no meio, entre eles a falta de interesse dos alunos. Para tanto, inserimos novas tecnologias e metodologias que instigam os estudantes a buscar novas formas de resolução de problemas”, explica o diretor.
Entre as ferramentas, a EdukaMaker incluiu robótica, impressão 3D, realidade virtual, gameficação e conteúdos de programação, em que os jovens são os protagonistas dos projetos e aprendizados.
A trajetória da EdukaMaker tem recebido apoio do Sebrae/PR. “Em 2017, participamos do Programa de Pré-aceleração de Startups. Neste ano, estamos no Go to Mkt [programa para startups da Regional Sul que estão no estágio de venda de produtos ou serviços] e recebemos mentorias em marketing. Também estivemos em outras ações do Sebrae, como hackathons, demo days e Startup Weekend”, relata.
Sobre a inclusão no ranking, Bassani revela ter sido uma grata surpresa. “A avaliação nos deixou muito felizes e mostrou que estamos no caminho certo para ajudar a mudar o cenário da Educação brasileira. Esperamos ganhar visibilidade e atingir os objetivos traçados até 2019”, comemora.
O consultor da Regional Sul do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, aponta que resultados como os obtidos pela EdukaMaker ratificam o projeto de startups que está acontecendo na região.
“O Sebrae/PR apoia diretamente todas as startups do território, com capacitações e conexões. A EdukaMaker nasceu de um processo de incubação e propõe uma abordagem educacional com a cultura Maker, de fazer por conta própria. Eles também estão recebendo consultorias especializadas in company (na própria empresa) por conta das características do negócio”, informa Elizandro.
Galeria de Fotos